A Secretaria de Saúde do Distrito Federal autorizou em caráter emergencial o início dos estágios dos alunos da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB) em hospitais de Brasília, nesta terça-feira (15). O convênio entre as duas instituições estava vencido desde o primeiro semestre deste ano. Com as alterações impostas pela Secretaria, através da portaria, novas pendências impediram a normalização das atividades.
A iniciativa busca atender a demanda de aulas práticas dos estudantes da universidade, paralizadas até então, até que o convenio entre as duas instituições seja novamente assinado. “Os trâmites legais já foram cumpridos e os alunos já podem iniciar suas atividades. Eles devem procurar as secretarias dos respectivos cursos para mais informações sobre o inicio dos estágios”, diz a professora Ângela Vergolim, coordenadora geral de estágios da UnB.
Alunos
O impasse já estava preocupando os estudantes de enfermagem. “Nós já perdemos três semanas de estágio. Tem gente, em outros cursos da FS, que já perdeu um mês” afirma Carina Ferreira, 22, aluna de enfermagem.
O atraso ocorreu em funções de algumas modificações contratuais publicadas por meio da portaria 157, de 4 de agosto de 2009. “A Secretaria de Saúde optou por um processo diferenciado esse ano e o atraso foi inevitável”, comenta. Para se fazer estágio em qualquer hospital de Brasília, além do HUB, é necessário o convênio com a Secretaria de Saúde.
Os alunos de enfermagem também pediram solução para a questão dos ônibus da UnB, que só podem estar disponíveis para os alunos a partir das oito da manhã, horário em que eles deveriam estar iniciando suas atividades de estagio.