João Paulo Mariano
[email protected]
Não há confirmação de nenhum dos 12 casos noticiados como suspeitos de H1N1 nos últimos dias, segundo a Secretaria de Saúde do DF. Hoje, o Jornal de Brasília mostrou que três escolas tiveram aulas canceladas devido à possibilidade de contaminação com o vírus Influenza deste tipo.
Em coletiva nesta tarde, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, assegurou que as 12 confirmações foram dadas por um único hospital particular, e feitas a partir de um teste de triagem que “não tem capacidade para confirmar a doença”. Ele ainda assegura que não há surto de H1N1 do DF. “Temos cobertura vacinal de mais de 98% da população [do grupo considerado de risco como crianças, gestantes e idosos]”, afirmou.
A Secretaria de Saúde informou que só foi notificada de um único caso de síndrome respiratória aguda grave, na segunda-feira (1°) à noite, pelo Hospital Anchieta. A criança estaria internada na UTI da instituição. Outras duas também estão em tratamento na unidade, em uma situação menos grave, mas com sintomas parecidos.
Pela não notificação de nenhum dos casos, a secretaria estuda uma possibilidade de autuar o hospital particular. “Estamos estudando como essa autuação pode ser feita”, afirmou o secretário. Além disso, a Vigilância Epidemiológica da pasta estuda uma maneira de fazer um teste que confirmaria se a síndrome respiratória grave presente nessas crianças internadas é, realmente, causada pelo vírus H1N1.
O teste utilizado para identificar os 12 casos foi o ECO. Com ele, segundo a secretaria, não é possível confirmar a presença do H1N1, até porque, em seu resultado, ele apresenta a possibilidade da existência de H1N1 ou H3N2. Por esse motivo, segundo Humberto Fonseca, o teste não é utilizado na rede pública e não deveria ter sido utilizado para dar um laudo final sobre o assunto.
“Sem necessidade para pânico”
A Subsecretária de Vigilância à Saúde, Maria Beatriz Ruy, alertou que não há necessidade para pânico e nem para o cancelamento de aulas, já que nenhum caso foi confirmado e, no fim das contas, todos podem ser considerados apenas gripes comuns, já que a maioria das crianças apresentou quadro de melhora.
No Distrito Federal, do início do ano até o presente momento, registrou 68 casos de H1N1. Desses, seis pessoas morreram. Quando pais ou escolas desconfiarem do estado dos filhos ou alunos, podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica nos postos de saúde, ou ainda pegar informações pelo site da Secretaria de Saúde.
Hospital Anchieta nega falta de notificação
Em nota, a unidade de saúde particular esclareceu que os casos em suspeita de Influenza A ou B, pelo teste de triagem, admitidos no último final de semana, que eram passíveis de notificação, foram repassados para a Vigilância Epidemiológica, conforme protocolo – somente doentes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“O Hospital Anchieta é referência em atendimento de qualidade e segue rigorosamente suas obrigações”, informou. O JBr. ainda aguarda a manifestação a respeito da qualidade do teste feito e do estado de saúde das três crianças internadas na unidade.