Menu
Brasília

São Sebastião e Sobradinho recebem oficinas da revisão do Pdot

Reuniões serão neste sábado (16), de manhã e à tarde. Mais de 300 pessoas participaram das oficinas anteriores

Redação Jornal de Brasília

14/10/2021 12h08

São Sebastião e Sobradinho serão as anfitriãs da quarta e quinta oficinas temáticas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Os eventos ocorrem no próximo sábado (16).

A primeira oficina será em São Sebastião, das 8h30 ao meio-dia, no Centro Educacional São Francisco (Chicão) A segunda reunião será das 14h30 às 18h, no Ginásio de Esportes de Sobradinho I. Ao todo, poderão participar moradores de oito regiões administrativas. No Centro Educacional São Francisco são convidados os habitantes do Paranoá, Jardim Botânico, Itapoã e São Sebastião. No Ginásio de Esportes, são esperados os moradores de Planaltina, Fercal, Sobradinho e Sobradinho II.

As reuniões vão ocorrer tanto de forma presencial como virtual. As inscrições para participar pessoalmente já estão disponíveis no portal do Pdot, preenchendo o formulário com nome, CPF, e-mail para contato e a cidade onde mora. Devido a pandemia, a quantidade de participantes presenciais será limitada a 100 pessoas para cada oficina, em respeito às regras de distanciamento social.

Já o debate virtual será feito pela plataforma Zoom. Ele ocorrerá simultaneamente ao presencial e será transmitido pelo canal no Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), chamado Conexão Seduh. O link estará disponível no portal do Pdot no dia do evento.

A ideia é a população discutir os principais desafios enfrentados em sua cidade, com atividades e questionamentos que serão propostos aos participantes. O objetivo é ouvir a comunidade de cada local, discutindo as problemáticas, assim como os pontos positivos de cada região, para que possam ser trabalhados pela Seduh na elaboração da revisão do Pdot.

Mais de 300 pessoas participaram das três últimas oficinas temáticas, tanto de forma presencial como virtual. As discussões trataram de temas como a pressão da área urbana sobre o setor rural; a potencialidade do Polo de Modas do Guará para a geração de emprego e renda; e a possibilidade de regularização de locais como a Vila dos Carroceiros, em Santa Maria, por exemplo.

Regras

Os inscritos para a reunião presencial deverão se apresentar no local com seu documento de identificação antes do início da reunião. Faltando 15 minutos para começar o evento, serão liberados os lugares não ocupados pelos inscritos para aqueles que não fizeram inscrição prévia.

Não será ultrapassado o número total permitido nas oficinas presenciais, em cumprimento às regras sanitárias contra a Covid-19.

Os não inscritos deverão pegar senha no local e se manterem em fila para o caso de serem convidados para preencher uma vaga. Neste caso, será feita uma chamada por senha, que se não for atendida, seguirá para a próxima e, assim, sucessivamente.

Oficinas

Ao todo, serão sete oficinas temáticas organizadas pela Seduh, sempre aos sábados, nos períodos da manhã e tarde. A primeira já foi realizada em Santa Maria. Elas são promovidas em uma Região Administrativa que representa um grupo de cidades, intitulada Unidade de Planejamento Territorial (UPT).

A expectativa é que a Administração Regional de cada UPT também disponibilize uma sala onde será transmitida online a reunião, para aqueles que não puderem ir presencialmente.

Com informações da Seduh

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado