Menu
Brasília

Reforma no HMIB: Gestantes serão redirecionadas

O GDF prevê que as obras sejam concluídas em até 60 dias

Redação Jornal de Brasília

11/04/2023 5h59

Elisa Costa
[email protected]

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) começou a ser reformado ontem, e vai passar por reparos na estrutura do centro obstétrico, nas paredes e no piso, além de revitalização das redes de gases para ar comprimido e vácuo. As obras são previstas para serem concluídas em até 60 dias, e durante esse período, os partos de baixo risco ou risco habitual serão transferidos para outras unidades de saúde da rede pública. As gestantes do Guará I e II serão direcionadas para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), e as do Riacho Fundo I e II vão para o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O hospital vai continuar realizando os partos de alto risco, sem alterações no fluxo, e as mães e os bebês recém nascidos vão continuar e finalizar o atendimento junto ao Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes. Segundo o HMIB, as reformas no local tem como intuito principal melhorar a atenção à saúde da mulher e do recém-nascido, que pode ainda qualificar os processos de trabalho. Os serviços emergenciais, ambulatoriais, enfermarias e UTIs funcionarão normalmente, além da realização de exames laboratoriais, radiográficos e ecográficos.

São considerados partos de baixo risco ou risco habitual aqueles que ocorrem após as 37 semanas de gestação, que corresponde a cerca de 40% da quantidade de partos realizados no HMIB. Esse percentual representa uma média de 120 nascimentos por mês. “O fluxo construído temporariamente reforça a importância e a robustez da Rede Cegonha na Secretaria de Saúde do Distrito Federal”, enfatiza a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

O Pronto-Socorro do HMIB funciona 24 horas por dia e as prioridades de atendimento variam seguindo a ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

Em 2021, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma outra reforma no HMIB, que corrigiu uma infiltração no telhado, próxima aos leitos de UTI. Na época, o problema impediu que pacientes com covid-19 usassem os leitos. O HMIB já passou por demais reformas anteriormente, por volta de 2019 e 2020, quando os pisos da área de circulação foram trocados, a área externa recebeu pintura nova e as redes elétrica e hidráulica foram readequadas. O Hospital Materno Infantil de Brasília foi inaugurado em 1966. Em 2019, a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) como referência em doenças raras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado