Menu
Brasília

Rede de saúde oferece cirurgia reparadora de mamas no DF

As cirurgias serão oferecidas às mulheres em casos de seios excessivamente grandes, com sinais e sintomas de sofrimento da coluna vertebral

Redação Jornal de Brasília

18/05/2022 8h34

Foto: Divulgação

Agora as mulheres com hipertrofia mamária terão direito a cirurgia reparadora na rede pública de saúde do Distrito Federal. O direito foi assegurado pela Lei Nº 7.135/22, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), sancionada nesta quarta-feira (19).

Segundo a lei, as cirurgias serão oferecidas às mulheres em casos de seios excessivamente grandes. “Só será realizada a cirurgia de mamoplastia redutora, se a paciente apresentar sinais e sintomas de sofrimento do sistema músculo esquelético, notadamente quando a hipertrofia mamária repercuta sobre a coluna vertebral, devidamente comprovado de laudo médico emitido pelo médico ortopedista ou neurologista”, estabelece o texto.

O atendimento e as cirurgias deverão ser oferecidos pela rede hospitalar pública, por meio do órgão competente na área de saúde ou por convênio junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nova lei assegura a cirurgia para redução de mama, nos casos de mulheres com hipertrofia/macromastia mamária ou gigantomastia bilateral, em casos de seios excessivamente grandes, sendo, pois, um procedimento que diminui o tamanho e o volume dos seios, oferecendo uma sensação de alívio para a mulher que se incomoda com o peso das mamas”, justificou o autor.

O deputado conta que muitas pacientes se queixam sobre as limitac?ões na pra?tica de esportes e atividades sociais, além de dores na coluna. O problema ainda pode causar dores nos ombros, assaduras ao redor das mamas e marcas profundas na pele da alc?a do sutiã.

Essas alterac?o?es podem ser irreversíveis, caso esse excesso de peso na?o seja tratado a tempo, pois podem alterar anatomia da coluna vertebral causando he?rnias de disco e desvios na coluna. E? classificada como uma doenc?a segundo a Classificac?a?o Internacional de Doenc?as e Problemas Relacionados a? Sau?de conforme preconiza a Organizac?a?o Mundial de Sau?de (OMS), CID 10-N62.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado