Menu
Brasília

Rally dos Sertões desembarca em Brasília, com largada e chegada inédita na capital

Competição começou, oficialmente, hoje com uma coletiva de imprensa com a presença do governador Ibaneis Rocha

Carolina Freitas

22/08/2024 14h41

rally capa

Foto: Carolina Freitas / Jornal de Brasília

Pela primeira vez na história, o Rally dos Sertões BRB terá largada e chegada em Brasília. O maior rally das Américas já desembarcou na capital federal, ao lado da Arena BRB Mané Garrincha. A competição começou, oficialmente, hoje com uma coletiva de imprensa, com a presença do governador Ibaneis Rocha. Os competidores serão apresentados ao público amanhã (23), após participarem de uma prova que definirá a ordem de largada para a primeira etapa da disputa.

Além do DF, a 32ª edição do rally passará por Goiás, Minas Gerais e Bahia. Ao todo serão percorridos 3.704 km do dia 23 a 31 de agosto. A entrada ao evento é gratuita e o espaço poderá ser visitado todos os dias das 9h às 22h, ao lado da Arena BRB Mané Garrincha. Para quem deseja assistir às competições, o ingresso poderá ser adquirido mediante doação de 2 kg de alimento. São mais de 1500 ingressos disponíveis com limite de até quatro ingressos por CPF. A troca de ingressos ocorre no estande do BRB, no local do evento.

Nesta sexta-feira (23), ocorrerá o Super Prime, às 14h, que reunirá os oito melhores competidores de cada modalidade: carros, motos/quadriciclos e UTVs. A etapa será importante para definir a ordem de largada da competição que ocorrerá no sábado (24) com saída de Brasília e destino à Formosa (GO). Mais tarde, às 18h, ocorre a Rampa Promocional, onde os competidores serão apresentados ao público.

Durante os nove dias de evento, os competidores passarão por quatro cidades anfitriãs, que são: Brasília (DF), Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Mas ao todo, 31 cidades vão ser percorridas. A competição conta com 68 equipes e 308 competidores inscritos. Dos competidores, 284 são do Brasil, 12 são de Portugal, cinco da França, três da Argentina, três dos Estados Unidos e um do Paraguai. A competição conta apenas com 10 mulheres e 29 estreantes.

Para o governador Ibaneis Rocha, sediar um evento como o Rally dos Sertões movimenta o turismo e a economia do DF: “Com a chegada das equipes e dos veículos temos uma ocupação maior nos nossos hotéis e restaurantes. O evento traz também visibilidade para o DF porque o rally é um evento que é coberto por quase toda imprensa nacional. Isso traz a oportunidade da capital da República mostrar seus encantos. Brasília é uma cidade que tem se desenvolvido muito na área do turismo, com grande incentivo nosso e participação em diversas áreas”.

ibaneis
Foto: Carolina Freitas / Jornal de Brasília

O chefe do Executivo lembrou ainda que o Governo do Distrito Federal (GDF), sob sua gestão, tem trabalhado para revitalizar os espaços de turismo na capital federal: “Nós estamos reformulando todos os ambientes, como foi o caso da Casa de Chá, a Esplanada dos Ministérios e as Tesourinhas do DF. Temos aqui grandes potencialidades a partir do nosso aeroporto que interliga com todas as capitais e diversas cidades do nosso país. Temos aqui também uma rede hoteleira que está próxima aos locais dos eventos o que facilita o turismo para a população. O turismo gera muito emprego e renda, sendo uma atividade limpa que não causa poluição. O Rally dos Sertões saindo aqui de Brasília, e voltando para a capital federal é um marco para todos nós e divulga cada vez mais o nome da nossa cidade”.

O Banco de Brasília (BRB) é o principal apoiador do Rally dos Sertões, e por isso, tem direito ao uso do nome no evento. Em sua fala, Ibaneis também exaltou a parceria da instituição com o GDF: “O BRB vem cumprindo uma missão. Desde o início do governo eu me comprometi que seria o garoto propaganda do BRB e que nós faríamos o banco crescer não somente na região Centro-Oeste, mas em todo o Brasil. Juntamente com o BRB estamos patrocinando algumas empresas no ramo do automobilismo, nos esportes com o Flamengo e os times do DF. Conseguimos recentemente também destravar a licitação do asfalto do Autódromo, e as obras devem se iniciar ainda este mês ou no início de setembro, com a previsão de entrega muito rápida”.

A diretora Executiva de Gestão de Pessoas do BRB, Cristiane Bukowitz, falou do papel do banco no desenvolvimento do DF: “Transformar a vida das pessoas é um propósito forte do BRB. Quando iniciamos essa parceria com os Sertões percebemos que esse propósito também é compartilhado pelo evento. Nos sentimos privilegiados de participar ativamente desenvolvendo a nossa cidade. O DNA do BRB está muito voltado ao apoio ao esporte e à cultura. Nosso time está totalmente mobilizado para participar ativamente”.

Além da dimensão esportiva, o Rally dos Sertões foca em outros dois pilares, o turismo e o social: “Uma das missões dos Sertões é promover o Brasil, não somente para o brasileiro, mas para o mundo. Um Brasil que dá certo, do agro e cheio de destinos e atrativos turísticos. Além disso, temos a dimensão social. Não faz sentido passarmos por todas as cidades, sem deixar um legado. Atualmente, os Sertões têm um ramo de iniciativas sociais, com vários projetos que levam um pouco de saúde, educação e conscientização ambiental para as cidades e população por onde passam”, destacou a CEO dos Sertões, Leonora Guedes.

Segundo Leonora, apenas aqui em Brasília já foram realizados quase três mil atendimentos médicos durante três dias, da ação Saúde Alegria nos Sertões (SAS). Foram entregues cerca de 300 óculos de grau para crianças com problemas oculares. “Esse é o nosso maior propósito, através da lente esportiva queremos fazer diferença por onde a gente passa. Largar de Brasília, com certeza, é um marco nessas 32 edições dos Sertões. Brasília é um símbolo de integração nacional”, disse.

“Brasília tem uma localização geográfica super estratégica. Além de ter toda uma infraestrutura para receber a caravana, que é de cerca de 2,5 mil pessoas. Brasília tem uma excelente infraestrutura hoteleira e um aeroporto recebe voos de todas as capitais e mais cidades do Brasil e outras internacionais. A capital oferece uma estrutura à altura do nível do evento, além de que no entorno de Brasília há um terreno muito propício para nossa prova, que é um rally off-road. Foi uma escolha muito assertiva. Os pilotos e os patrocinadores ficaram felizes. Será uma edição histórica e quem sabe a gente volta em breve aqui para Brasília”, completou Leonora.

A competidora de moto Janaina Souza, 36 anos, chega à sua 5ª participação no Rally dos Sertões, mas é a primeira vez que visita Brasília. Natural de São Paulo, a piloto mora, atualmente, em Portugal. “Fiquei muito feliz com o convite que recebi da MSL Motorsports porque já faz dois anos que eu não voltava ao Brasil para competir. Será uma edição muito especial pelo fato de eu nunca ter vindo à Brasília. Estou gostando bastante do clima. Nós fomos na região das montanhas e achei o terreno bacana, na minha visão será uma competição bem técnica. O negócio é acelerar e se divertir até o final do rally”, falou.

O Rally dos Sertões é uma competição predominantemente de homens. Ao Jornal de Brasília, Raquel Stein, 35 anos, chefe de equipe da MSL Motorsports, comentou sobre a sensação de ver cada vez mais mulheres no rally: “É muito legal trazer uma mulher para representar também outras mulheres. Ser uma mulher na gestão, em um ambiente como esse, tem seus desafios, mas também tem suas graças. Eu não me prendo a essa questão de ser mulher ou homem, o meu negócio é fazer a diferença”.

Para o piloto Nelsinho Piquet, 39 anos, que morou em Brasília dos oito aos 16 anos, a relação com a capital é maravilhosa: “É uma prova legal porque é na minha cidade natal, onde cresci aqui. É sempre muito bom poder retornar à Brasília para correr perto da minha família e dos meus amigos. A competição sempre teve o lado social, geralmente sempre passamos por cidades muito pequenas para movimentar a economia de cada lugar. Os organizadores do evento fazem um trabalho muito bom para dar um retorno positivo para a população por onde passamos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado