Menu
Brasília

Projeto UNA Parque, 100% inclusivo no Brasil, abre as portas ao público do DF neste sábado

Pessoas com deficiência, ou não, terão acesso às atividades educativas, esportivas e culturais no Parque Ecológico do Lago Norte

Marcus Eduardo Pereira

21/05/2021 20h30

As atividades gratuitas do primeiro parque totalmente inclusivo do país, o Projeto UNA Parque, começam amanhã (22) e seguem, diariamente, até o dia 14 de junho no Parque Ecológico do Lago Norte. As experiências são voltadas, principalmente, às pessoas com deficiência. O agendamento prévio deve ser realizado por meio do site unaparque.com.br

A programação conta com aulas de canoagem, de stand up paddle, de yoga, de tiro com arco e de tênis de mesa. O projeto, coordenado pela UNA (Unidade Nacional de Acessibilidade) pretende beneficiar cerca de 2 mil pessoas – com deficiência ou não – por meio dos eixos de esporte e lazer, de uma forma educativa, acessível e social.

“Entendemos que toda pessoa com deficiência – física, intelectual, visual ou auditiva – deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. Nosso projeto propõe o acolhimento, atividades gratuitas para reabilitação e  inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, visando o acesso ao esporte e ao lazer, minimizando os impactos causados por diferentes condições”, afirma a presidente da UNA e paratleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem, Andréa Pontes.

Para proporcionar um ambiente de fala e escuta, reflexão e suporte, profissionais de saúde estarão à disposição para promover encontros semanais com acolhimento psicológico para os familiares e amigos das pessoas com deficiência. Ainda como parte da experiência, o público vai contribuir com a criação de uma horta comunitária acessível. A ideia é realizar reflexões sobre o uso racional da  terra, da água e do alimento, dinamizando o local e proporcionando descobertas e aprendizados  múltiplos.

Cooperação – Fruto de um acordo de cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com apoio da Secretaria de Turismo do DF (Setur), a unidade de conservação recebeu contêineres com pisos adaptados, rampas e sinalização em braille, por meio do UNA Parque.

Esta é a primeira etapa de um pacote de ações que buscam tornar o parque 100% acessível até o final de 2022. O objetivo é expandir o modelo de acessibilidade para outras unidades de conservação.

No momento, o Brasília Ambiental realiza levantamentos para elaboração dos projetos que contemplam outros equipamentos, além de intervenções na infraestrutura. As ações devem ser executadas no próximo ano, via compensação ambiental.

“Com o acordo de cooperação a UNA dispõe de um espaço no Parque para desenvolver suas atividades e nosso objetivo é que o parque se torne, em breve, totalmente acessível”, afirma a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água da autarquia ambiental, Rejane Pieratti.

Agendamento – Os  interessados deverão preencher cadastro no site e realizar inscrição assinalando a atividade desejada, o dia e o horário (dentre os disponíveis). Todas as vagas são destinadas às pessoas com deficiência. As vagas remanescentes poderão ser utilizadas por pessoas sem deficiência.

Acessibilidade – O espaço da UNA é composto por containers com pisos adaptados, rampas, sinalização em braille e piso tátil. Além disso, o Ibram está realizando obras de acessibilidade no parque.

Cuidado e prevenção – Seguindo as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde no combate à pandemia da Covid-19, as atividades seguirão as recomendações das autoridades sanitárias, dentre elas: o uso obrigatório e contínuo de máscaras; medição de temperatura; instalação de dispenser de álcool gel 70% em pontos estratégicos; o distanciamento de dois metros e a higienização das instalações após cada atividade. Também serão disponibilizadas máscaras descartáveis e o monitoramento ativo das pessoas em circulação.

Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) – Criada em 2015, em Brasília, a  associação tem por finalidade desenvolver eventos e promover atividades de esportes adaptados, tecnologia assistida, cultura e educação destinados à inclusão social,  difusão da acessibilidade, reabilitação e recreação de pessoas com deficiência.  Nos últimos três anos, 24 eventos acessíveis foram realizados na capital federal. Desde 2019, por meio de uma parceria com o Instituto Brasília Ambiental –  IBRAM, o UNA exerce suas atividades no Parque Vivencial do Lago Norte.

Programação diária

  • Tênis de Mesa
  • Canoagem e Stand Up Paddle
  • Atendimento psicológico
  • Tiro com Arco
  • Horta Comunitária Acessível
  • Yoga

Serviço –  Unidade Nacional de Acessibilidade

Período: 22 de maio a 14 e junho de 2021
Horário: a partir das 9h30 às 17h
Local: Parque Ecológico do Lago Norte – Setor de Habitações Individuais Norte QL 2 – Lago Norte, Brasília (DF)

Órgãos apoiadores:
IBRAM – Instituto Brasília Ambiental – Superintendente de Parque Rejane Pieratti
SETUR – Secretaria de Turismo do DF – Secretária Vanessa Mendonça
Deputado Distrital Leandro Grass
Deputado Distrital Claudio Abrantes
Deputada Distrital Julia Lucy
Senadora Leila do Vôlei
MTur – Ministério do Turismo
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Embratur –  Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Mais informações em:
https://unaparque.com.br/
Instagram: @unaparque
YouTube: /CanalUNA

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado