Menu
Brasília

Projeto no DF oferece cursos profissionalizantes gratuitos de turismo e empreendedorismo

Criado em 2019, o projeto chega a sua 4ª edição com foco no potencial turístico da cidade, sobretudo em ano de Copa do Mundo

Redação Jornal de Brasília

27/10/2022 17h57

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Cufa Empreenda, com vagas para garçom, copeiro, atendimento, produção de eventos, logística e relações trabalhistas. A iniciativa da Associação Cresce em parceria com a Central Única das Favelas do Distrito Federal é voltada para a capacitação de jovens e adultos de favelas e regiões periféricas do DF e entorno

Em um mundo cada vez mais competitivo, se capacitar ou se atualizar profissionalmente são imperativos para uma carreira de possibilidades e de sucesso. Pensando em oferecer oportunidades para jovens e adultos de favelas e regiões periféricas do DF e entorno, o projeto Cufa Empreenda, realizado pela instituição Cresce-DF, nasceu para ofertar cursos de capacitação em diversas áreas e segmentos.

Criado em 2019, o projeto chega a sua 4ª edição com foco no potencial turístico da cidade, sobretudo em ano de Copa do Mundo, e na retomada dos serviços de bares e restaurantes após o período de isolamento. Com apoio da Central Única das Favelas (Cufa-DF) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o Cufa Empreenda Turismo e Empregabilidade vai oferecer seis cursos profissionalizantes. São eles: garçom, copeiro, atendimento, produção de eventos, logística e relações trabalhistas.

As aulas serão administradas, a partir de novembro, em Planaltina, Estrutural e Taguatinga. Cada curso terá duração total de 20 horas-aula e dará direito a certificado de conclusão no final. Para cada um, haverá 30 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário, disponível no link https://cufadf.com.br/site/?page_id=4439

Programação

Em cada região escolhida, haverá dois cursos. Em Planaltina, serão ministradas aulas de copeiro e produção de eventos, ambas nos dias 5 e 12 de novembro. Em Taguatinga, serão ofertados os cursos de relação trabalhista, nos dias 19 e 20 de novembro; e de logística, nos dias 6 e 13 de novembro. Na Estrutural, serão oferecidas as aulas de atendente, nos dias 26 e 27 de novembro; e de garçom, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Todos os cursos disponíveis seguirão uma dinâmica “intensiva”, de 08h às 18h, com intervalo para refeições, também disponíveis no local de forma gratuita. A fim de promover um serviço de excelência, o projeto buscou profissionais de notável formação e portfólios de destaque com o propósito de capacitar pessoas para atuar com melhores e modernas ferramentas de trabalho.

E quem ensina?

Para todos os cursos do Cufa Empreenda Turismo e Empregabilidade, haverá profissionais com experiência e conhecimento de sobra para compartilhar. Os alunos inscritos em logística terão aula com Angélica Diano, empreendedora, produtora executiva, coordenadora de produção e CEO do Grupo Mandala. Angélica produziu grandes eventos em Brasília, como o festival de música Favela Sounds, a festa Makossa e o Porão do Rock.

As aulas de copeiro serão ministradas por Augusto Guerra, Érica Melo e Marcelo Cabral. Augusto e Marcelo também irão ministrar juntos os cursos de garçom. Enquanto isso, Augusto e Érica dão aulas na formação de atendente. Para as aulas de relações trabalhistas, o professor selecionado foi Vinícius Guerra.

Érica tem 16 anos de experiência na área de franquia de alimentação e, ao longo da carreira, adquiriu habilidades em treinamento e capacitação de equipes; análises financeiras; controles de estoque e gestão de processos. Enquanto isso, Augusto Guerra tem 20 anos de experiência em gestão e atendimento no ramo de varejo e alimentação e, atualmente, coordena as operações do Starbucks e da TGI Fridays no aeroporto de Brasília. Já Marcelo Cabral é formado em Marketing de Varejo e possui experiência em varejo aeroportuário há mais de 20 anos. Atuou na rede de livrarias Laselva por 14 anos e, após esse tempo, participou da implantação das Lojas Hudson e da Casa do Pão de Queijo no Aeroporto de Brasília. Hoje em dia, Marcelo gerencia três unidades da Casa Bauducco no terminal brasiliense. Por fim, Vinícius é contador formado pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em finanças pela UnB/UFRN/UFPB; advogado, formado pelo UniCEub, pós graduado em direito tributário (IDP) e auditor independente. Além disso, Vinícius é também empresário do setor de contabilidade com a Carvalho & Guerra Assessoria Contábil e sócio sênior da Mascarenhas Guerra Advogados.

À frente das aulas de produção de eventos, estará Mirella Dias. Nascida em Ceilândia, Mirella é licenciada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, técnica em gestão de projetos e arte educadora. Com vasta experiência na área, ela executa consultorias, elaboração e prestação de contas, para projetos nos setores público e privado.

Ajudando a criar oportunidades

Em ano de Copa do Mundo e com a retomada dos serviços em bares e restaurantes, o setor está otimista. Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 35% dos empresários do ramo pretendem fazer contratações neste segundo semestre. A expectativa é de que 100 mil novos postos de trabalho sejam criados. Além disso, o turismo continua sendo uma área de desenvolvimento no país, com faturamento de R$ 94 milhões só no primeiro semestre de 2022, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

“Queremos oferecer oportunidade de protagonismo aos jovens e adultos de favelas e áreas periféricas do DF e entorno. Escolhemos focar no turismo e no empreendedorismo pela proximidade com a Copa do Mundo, com as festas de fim de ano e pelo movimento na economia nacional que o turismo provoca. Com certeza, muitas oportunidades serão ofertadas para quem busca emprego e, para isso, é preciso estar capacitado. Teremos a oportunidade de preparar várias pessoas para serem inseridas no mercado de trabalho”, explica Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF.

Sobre o Cufa Empreenda

Dar oportunidades de acesso em áreas como cultura, educação, esporte, trabalho e bem-estar às pessoas de favelas e periferias do Distrito Federal e entorno é o principal objetivo da Cufa em Brasília. Dentro deste propósito, o Cufa Empreenda surgiu com a ideia de oferecer capacitação e oportunidade de protagonismo aos jovens e adultos.

O projeto nasceu em 2019, dentro de outra iniciativa da Cufa, o Top Cufa, com cursos voltados para o universo da moda e os bastidores. Em 2020 e 2021, quando ocorreram a 2ª e a 3ª edição do Cufa Empreenda, as aulas foram ministradas virtualmente, devido à pandemia da Covid-19. Mesmo assim, não perderam a força. Nestes dois anos, mais de quatro mil alunos se formaram nos cursos profissionalizantes nas áreas de Marketing Digital, Designer em Sobrancelhas, Fotografia, Audiovisual, Cenografia entre outros.

“Uma oportunidade aberta pode mudar a vida de muita gente, sobretudo para as pessoas em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Por isso, é gratificante quando vemos histórias de tantos alunos que hoje estão empregados ou tocando seus negócios a partir das portas abertas pelos projetos realizados pela Cufa-DF. Nosso objetivo sempre foi promover protagonismo e mudança social”, finaliza Kesseler.

Serviço:

CUFA Empreenda – Cursos de Copeiro e de Produção de Eventos

Data: 5 e 12 de novembro

Local: Entre Avenidas Contorno e Indepen, S/A, Planaltina

Inscrições: https://cufadf.com.br/site/?page_id=4439

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado