Menu
Brasília

Projeto Guará – Mutirão Cidade Inteligente é lançado

As ações do programa tem foco no turismo, e o objetivo é tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável

Lindauro Gomes

05/10/2021 7h06

Foto: Tereza Neuberger/Jornal de Brasília

Tereza Neuberger
[email protected]

Na manhã de ontem, ocorreu no auditório da Escola Técnica do Guará, que é parceira do projeto, o lançamento oficial das ações do Projeto Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente. A proposta é desenvolvida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF). As ações do programa tem foco no turismo, e o objetivo é tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável, visando a melhoria na qualidade de vida da população.

“Eu acho que o Hackacity Guará ele é muito importante, pois é um momento de repensar a cidade. Temos uma cidade que certamente precisa de um ganho de auto-estima, nós guaraenses cultivamos uma relação afetiva com cidade, e defendemos isso.”, afirmou Rafael Souza, representante da Associação Comercial do Guará. Segundo ele, o turismo no Guará, irá reavivar esse sentimento na comunidade, causar um reflexo positivo para economia local e proporcionar empregos, além de fortalecer a cultura do Guará.

A secretaria de Turismo do DF vem trabalhando nos últimos meses na estruturação, identificando e visitando cada um desses locais para conhecer os pontos turísticos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. “Qualificamos os colaboradores das cidades em parceria com os administradores regionais, que são muito comprometidos com a população e têm feito um trabalho maravilhoso. Elaboramos um miniguia muito bonito – em inglês e português – com explicações e fotos de cada monumento. Todo esse material também fica disponível no site da Administração e da Secretaria”, observou a secretária, Vanessa Mendonça.

“O CODESE-DF tem muito orgulho de ser a instituição parceira na realização do Hackacity Guará, junto com o Espaço Multiplicidade, especialmente por ser um projeto que na sua essência visa a melhoria da qualidade de vida da população, que é o nosso principal objetivo. Agradeço a todos os apoiadores do projeto, nas pessoas do Deputado Leandro Grass, da Secretária de Turismo Vanessa Mendonca e também de toda equipe da Administração Regional do Guará”, disse Leonardo Ávila, presidente do Codese-DF.

Essa primeira iniciativa do Hackacity Guará conta com recursos de R$ 180 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado distrital Leandro Grass investidos no projeto por meio da Setur-DF.

O evento contou com a participação da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; do presidente do Codese DF, Leonardo Ávila; da administradora do Guará, Luciane Quintana; da diretora da Escola Técnica do Guará de Gisele Rejane Souza Calovi.

Quadro

Fase 1 – produção de oito unidades de vídeo de cinco minutos sobre os seguintes conteúdos:
Vídeo da história do Guará do nascimento até os dias atuais.
Vídeo de contextualização da cidade do Guará como área turística mostrando restaurantes e pontos turísticos gerais da cidade;
Park sul como polo hoteleiro importante fora do eixo do Plano Piloto;
Feira do Guará – identificar como o “mercado municipal” do DF;

Fase 2 – Lançamento de canal de Youtube e realização de 12 lives:
01 Canal no Youtube #HackacityGuará lançado, com vídeos.
12 Webinários ou Painéis temáticos on-line, trazendo convidados e especialistas de gastronomia da cidade onde serão abordados temas alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a proposta de elaboração do Guia do Guará colaborativo.

Fase 3 – Oito horas de atividades diversas:
10 painéis nas seguintes temáticas: Empreendedorismo Social e Economia Criativa; Gastronomia; Moda; Meio ambiente e Sustentabilidade (Horta comunitária do Guará); Inteligência Artificial; Cidades inteligentes; Diversidade; Games; Mobilidade; Esportes no Guará.
5 palestras;
2 vídeos: incluindo um com os resultados do projeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado