Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Programa realiza escoamento de águas pluviais

Casos de alagamento se tornaram comuns na área rural ou em bairros centrais das regiões administrativas

Foto: GDF Presente

O iniciativa governamenal, GDF Presente, tem atuado em todas as regiões administrativas (RAs) para executar a prevenção e reduzir impactos resultantes das fortes chuvas. Para isso, a equipes do programa tem feito a construção e a manutenção de canais de escoamento de águas pluviais.

Casos de alagamento se tornaram comuns na área rural ou em bairros centrais das regiões administrativas devido o maior o volume das chuvas. O núcleo rural Alexandre Gusmão, no Incra 7, entre Ceilândia e Brazlândia, não escapou dos prejuízos há dez dias. Alagamentos intensos nas estradas vicinais, muita lama e moradores ilhados.

Uma situação difícil, como conta o produtor rural Carlos Alberto Carvalho, 66 anos. “A água das estradas estava batendo acima dos joelhos de quem atravessava. Muitos carros nem passavam ali mais para evitar danos”, relata. “Ela desce muito rápido de terrenos descampados, além dos temporais que vêm caindo”, acredita o morador.

O Polo Oeste do programa já está na região. Vinte manilhas de concreto estão sendo instaladas em um canal de aproximadamente 100 metros cavado pelos operários. Além da limpeza das bacias de contenção já existentes. Serviço executado por equipes do polo, da Administração Regional de Ceilândia e que tem o apoio da Novacap. Um trabalho que reúne ao todo 15 profissionais.

“É uma intervenção que não pode tardar. Tratar as bacias de contenção e a abertura de canais para o escoamento adequado da água. Aproveitamos ainda para nivelar e fazer a manutenção de mais de 1 km de estradas de chão ali no Incra 7”, explica o coordenador do polo, Elton Walcacer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Área rural de São Sebastião

O bairro Morro da Cruz, em São Sebastião, por sua vez, sofreu na semana passada com a abertura de uma grande erosão. Homens do Polo Leste atuaram para fechar o buraco.

E também vêm instalando um conjunto de manilhas para direcionar toda a água para os bolsões de contenção. Uma forma de eliminar as imensas poças formadas na via não-pavimentada. O trabalho deve ser finalizado até o final da semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A outra localidade que vai receber este serviço do GDF Presente para o escoamento de águas pluviais, até o próximo final de semana, será a Colônia Agrícola Samambaia, próxima a Vicente Pires.

Taguatinga

No Setor Norte de Taguatinga, quadra QNL 10, foi feita a construção de uma canaleta de escoamento. Ela tem 10 metros de extensão e foi instalada no asfalto de uma das avenidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são da Agência Brasília






Você pode gostar