Menu
Brasília

Programa fecha lixão no Engenho das Lajes

Comunidade rural do Gama também ganhou a manutenção de 10 km de estradas de terra

Redação Jornal de Brasília

29/03/2021 17h58

Fotos: GDF Presente

O programa governamental GDF Presente desativou um lixão presente na comunidade do Engenho das Lajes, localizado na divisa entre o Distrito Federal e Goiás. Um terreno baldio repleto de entulhos e inservíveis, às margens da DF-290, foi todo limpo e cercado com pneus durante uma parceria com a Administração Regional do Gama.

O serviço também contou com o apoio de reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Eles foram responsáveis pela recuperação de duas estradas de terra do povoado. As vias estavam em situação precária após as fortes chuvas que caíram na região.

O presidente da Associação dos Moradores do Engenho das Lajes, Davi Lobato, acompanhou e aprovou os serviços realizados. “Esse lixão estava cada vez aumentando mais”, contou. “O pessoal jogava muito entulho, animal morto, móveis velhos. Agora, com a ajuda dos moradores, o governo limpou e colocou os pneus, e vamos ficar de olho para não sujarem mais”.

Este foi o segundo lixão fechado desde o ano passado, lembra o coordenador do Polo Sul do GDF Presente, Germano Guedes. “O objetivo é oferecer mais qualidade de vida para a população”, destacou. “Além da poluição, esses locais vão se tornando focos para o mosquito da dengue”.

Já nas vias não pavimentadas, os operários fizeram terraplanagem e compactaram, com a terra, restos de material de construção civil (RCC) reciclados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para reforçar a qualidade do serviço e melhorar o acabamento. Quarenta toneladas de RCC já foram usadas. E a expectativa é recuperar cerca de 10 quilômetros de vias.

Outros serviços

Localizado na Região Administrativa (RA) do Gama, o Engenho das Lajes recebe, constantemente, serviços do GDF. “Com a vinda do GDF Presente, sempre aproveitamos para fazer limpeza geral, roçagem, tapa-buracos, entre outros serviços”, contou a administradora do Gama, Joseane Feitosa.

No Gama, por sua vez, o Polo Sul intensificou a operação tapa-buracos pelas ruas. Avenidas dos setores Sul, Leste, Oeste e a avenida principal do Corpo de Bombeiros tiveram o asfalto reparado. Cerca de 60 toneladas de massa asfáltica foram empregadas. Já na Quadra 1 do Setor Central, os operários fizeram a poda de árvores.

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado