Menu
Brasília

Programa de prevenção às drogas forma 23 mil jovens

Arquivo Geral

19/05/2010 19h36

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou, nesta quarta-feira (19), no ginásio Nilson Nelson, a formatura do seu primeiro ciclo de projetos do ano. Cerca 23 mil alunos da rede pública e particular de ensino fundamental receberam orientações sobre os malefícios de drogas lícitas e ilícitas e como evitar situações de risco e violência. A iniciativa faz parte das ações sociais da Polícia Militar do DF desde 1998, com o apoio da Secretaria de Educação. Nesses 12 anos, aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes participaram do programa.

 

O Proerd é desenvolvido no DF por 45 policiais militares voluntários fardados que são acompanhados durante as atividades pelos professores responsáveis pela turma. Durante 10 semanas, as crianças e adolescentes recebem um livro com lições para serem desenvolvidas semanalmente.

 

A vice-governadora Ivelise Longhi participou do evento. Ela acredita no potencial multiplicador da iniciativa. “É um trabalho preventivo de extrema importância que envolve as crianças dentro de um contexto muito maior que é a escola e até mesmo dentro de casa. O que elas aprendem passa a ser exemplo para outras pessoas”, afirmou.

 

Originalmente realizado em Los Angeles (EUA), o programa chegou ao Brasil por meio das policias militares e atualmente é desenvolvido em vários estados brasileiros. O modelo norte-americano, intitulado Drugs Abuse Resistance Education (DARE), foi criado em 1983 e é aplicado em mais de 50 países. Cerca de 30 milhões de crianças em todo mundo já participaram do projeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado