Menu
Brasília

Professor da UnB aparece em lista de contribuição para estudos sobre doenças

Marcus Eduardo Pereira

18/02/2021 20h13

O ranking da consultoria Expertscape, que divulga os cientistas que mais contribuíram com estudos relacionados a doenças negligenciadas no mundo na última década, conta com o nome de Gerson Penna.

O docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade de Brasília (UNB) e ex-diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília, figura em oitavo lugar na lista entre cientistas de diversos países atuantes em pesquisas sobre a hanseníase. O Médico é especialista em Dermatologia, e alcançou a primeira colocação no ranking entre profissionais desta área.

“Estar entre os dez cientistas que mais contribuíram no mundo para as doenças negligenciadas e ser o primeiro colocado entre os dermatologistas me honra. Mas não trabalho sozinho. Para o nosso grupo de pesquisa, é um reconhecimento à entrega e ao trabalho diários”, ressalta o professor sobre os esforços de pesquisadores da UnB e da Fiocruz em estudos sobre a hanseníase.

Para ele, ser citado em um ranking mundial de pesquisadores é gratificante, além de mostrar que os estudos realizados tiveram impacto sobre as vidas das pessoas na última década. “Costumo dizer que as pessoas pelas quais a gente trabalha nem sabem e nunca sequer saberão que existimos. Isso nos dá a humildade necessária [para atuar] nesses momentos”, diz.

“O Brasil é o segundo país mais endêmico do mundo e já foi autossuficiente na produção dos medicamentos necessários a tratar pacientes. Essa estrutura foi desmontada e ficamos reféns de doação da OMS. Hoje convivemos com a escassez de remédios para os pacientes”, destaca Penna.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado