Menu
Brasília

Produção de ovos do tipo caipira é destaque no Circuito de Avicultura

Visitantes da AgroBrasília 2023 vão conferir pontos de observação para qualificar a experiência de compra do consumidor

Redação Jornal de Brasília

23/05/2023 10h11

Foto: Divulgação/Emater

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, o consumo de ovos cresce e vem batendo recordes no Brasil – só em 2021, foram em média 257 unidades por habitante.

De olho no aumento da demanda por alimentos produzidos de forma natural, o Circuito de Avicultura da Emater na AgroBrasília 2023 – que começa nesta terça (23) e vai até sábado (27), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF – vai apresentar tecnologias adaptadas e medidas de boas práticas na criação de galinhas poedeiras pelo sistema caipira.

O foco do circuito é auxiliar na diferenciação do ovo caipira. São diferenciais importantes o sistema de criação, o uso de linhagens genéticas selecionadas para postura, a qualidade do produto, coloração da casca e da gema, a correta classificação dos ovos, os tipos de embalagens, o uso de homeopáticos, fitoterápicos e fitogênicos, e a organização, origem e apresentação do produto.

“Quanto mais se trabalhar pela qualidade e publicidade dos ovos do tipo caipira, mais possibilidade de ampliação de mercados e credibilidade junto aos consumidores”, resume a coordenadora do Circuito da Avicultura, Camila Braz Ribeiral. 

No sistema caipira de produção, as aves são livres de gaiolas e têm opção de acesso à área externa do galpão, com pastagens apropriadas – o que contribui para manifestarem o seu comportamento natural, como ciscar, pastejar e ingerir insetos, além do contato com ar fresco e luz solar. Outro fator positivo é que a maior variedade nutricional  ao se consumir pastagens, insetos e vegetais, favorece a resistência das aves e contribui para melhorar a qualidade nutricional do ovo e da carne produzidos nesse sistema.

Avicultura

No Circuito da Avicultura, haverá uma demonstração sobre a forma de utilização do pastejo rotacionado com o capim BRS Kurumi para galinhas. Essa cultivar de capim-elefante tem porte baixo e alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais.

Haverá ainda a demonstração de como funciona uma granja avícola registrada, ou seja, uma pequena agroindústria de ovos, no modelo pré-aprovado pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova).

Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria de Agricultura (Seagri), não haverá a exposição de galinhas e pintainhas no evento, como uma das medidas de biosseguridade referente à Influenza aviária. Os extensionistas da Emater vão conversar com os visitantes sobre a doença, impacto para a avicultura do DF e algumas medidas importantes de prevenção na avicultura caipira.

Serviço

AgroBrasília 2023
– Data: 23 a 27 (terça a sábado)
– Horário: 9h às 17h
– Acesso livre
– Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, Núcleo Rural PAD-DF.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado