A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde) foi detida, na manhã desta quinta-feira (19), durante manifestação em frente ao Palácio do Buriti.
De acordo com informações da PMDF, a presidente foi orientada pelo comandante do policiamento sobre as normas que regulam reunião e manifestação no Distrito federal. A presidente teria sido informada a respeito das proibições de invasão e ocupação de via pública, além da proibição de tentativa de invasão de prédio público.
No entanto, o grupo de manifestantes teria invadido a via N1, bloqueando o trânsito e seguindo em direção ao Palácio do Buriti.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), sendo assm, interveio para evitar invasões e possíveis atos de depredação. Além disso, a PMDF afirmou que usou instrumentos de menor potencial ofensivo para dispersar os manifestantes após recusarem retroceder e desobedecerem às ordens policiais.
A presidente do sindicato foi conduzida à 5ª Delegacia por desobediência, por ter desobedecido as normas de manifestação no DF mesmo após ter sido orientada pelo comandante do policiamento.