Menu
Brasília

Planaltina se torna referência com lançamento do programa Turismo em Ação

Em dia de visita, deputado Claudio Abrantes e secretária Vanessa Mendonça anunciam Conselho de Turismo e revitalização da Pedra Fundamental, entre outras novidades

Marcus Eduardo Pereira

06/04/2021 18h59

Foto: divulgação

Planaltina deu o pontapé inicial do programa Turismo em Ação, na manhã desta terça-feira (6). Lançado pela secretária Vanessa Mendonça, com a presença do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), o programa tem caráter itinerante e promoverá ações e encontros com lideranças das cidades para alavancar a cadeia turística de cada região.

De uma só vez, na cidade foi anunciada criação do primeiro conselho da área no DF e da rota do turismo em Planaltina, além de diversos investimentos para melhorias nos atrativos da Região Administrativa mais antiga do DF.

“Cada cidade do DF tem sua história, que merece ser valorizada. Planaltina, em especial, como a cidade mais antiga do Distrito Federal, berço da nossa capital, é um verdadeiro livro vivo da nossa história. Para se ter ideia, a cidade já estava aqui havia mais de um século quando Brasília foi inaugurada”, lembrou Claudio Abrantes.

Assim, a Setur-DF vai levar às regiões representantes das áreas técnicas da pasta para a realização de um trabalho integrado, para evidenciar os atrativos de cada cidade e impulsionar o desenvolvimento do setor.

“Reconheço fortemente a importância de projetos dessa natureza, para que toda essa riqueza histórica e cultural seja cada vez mais reforçada, no sentido de integrar a personalidade do brasiliense, fomentando a economia e o desenvolvimento das cidades”, comentou Claudio Abrantes.

Foto: divulgação

Outra boa novidade foi a criação do Conselho de Turismo de Planaltina, que em breve será publicada no Diário Oficial do DF. A exemplo dos demais conselhos, como de Cultura e de Saúde, a iniciativa promoverá o debate da área junto à sociedade e levará os temas, com representatividade, para o Executivo.

A pedido do deputado Claudio Abrantes, a secretária Vanessa Mendonça se comprometeu a fazer a gestão, via Setur, do projeto de revitalização da Pedra Fundamental de Brasília, localizada em Planaltina. O monumento completará cem anos em 2022, e o projeto inclui asfaltamento do acesso, a construção de um mirante e de um museu e iluminação. No dia 7 se setembro deste ano será iniciada uma contagem regressiva para o centenário.

“Tenho grande prazer em encontrar esses guardiões de Planaltina, falando do patrimônio material e imaterial da cidade”, comentou a secretária Vanessa Mendonça. “E Planaltina tem essa importância para o DF”, completou.

Para completar, foi anunciado o desenvolvimento de um Roteiro turístico de Planaltina, que será incluído na plataforma Google, ficando disponível para turistas de todo o mundo.

A visita desta terça-feira a Planaltina incluiu o Museu Histórico Cultural, o Instituto Maria do Barro, a Casa do Artesão e o Complexo Cultural. Estava presente a equipe da Administração Regional da cidade.

“Hoje foram dados importantíssimos passos para o turismo de Planaltina, e essa parceria trará ganhos para a economia, para a cidade, para toda a sociedade”, disse Claudio Abrantes. “Tudo isso, associado aos recursos do Fungetur, será um ganho histórico para a cidade”, finalizou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado