Menu
Brasília

Pesquisas do Entorno do DF apontam disputas eleitorais acirradas

Dr. Lucas em Águas Lindas de Goiás e Diego Sorgatto em Luziânia largam na frente de acordo com o Instituto Real Time Big Data

Marcus Eduardo Pereira

13/11/2020 20h30

Diante da corrida eleitoral no entorno do Distrito Federal, os municípios de Águas Lindas de Goiás e Luziânia contaram com as pesquisas de opinião pública, que apontaram os possíveis nomes escolhidos na votação deste domingo (15).

Em Luziânia, a pesquisa foi produzida pelo Instituto Real Time Big Data, de registro GO-08713/2020, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A análise realizada entre 7 e 10 de novembro, e divulgada na última quinta-feira (12), entrevistou 500 eleitores, com margem de erro é de quatro pontos para mais, ou para menos.

De acordo com os números apurados pelo instituto, o candidato do DEM, Diego Sorgatto, se apresenta na dianteira da corrida pela prefeitura da cidade, com 27% das intenções de votos em votação espontânea e 46% em votação estimulada.

Na pesquisa, a votação espontânea é quando não se apresenta nomes de candidatos, e o entrevistado fala o nome de seu preferido. Na votação estimulada é apresentado os nomes dos candidatos.

Diego Sorgatto (DEM) aparece em primeiro lugar nas inteções de voto para prefeito em Luziânia

Em segundo lugar, a Professora Edna, do Podemos, aparece com 11% das intenções de voto em votação espontânea e 15% em votação estimulada. Ela e o candidato a vice-prefeito, Eladio Carneiro, formam uma coligação Podemos/PSL.

Mesmo os números apontando para a vitória de Sorgatto, Eladio acredita em uma virada, já que, segundo ele, o instituto errou na previsão das eleições de 2016. “Um dos candidatos aparecia com o dobro de votos do segundo colocado. Quando as urnas foram abertas, o que se viu, não foi aquilo”, afirmou o candidato.

Professora Edna como prefeita e Eladio Carneiro, como vice, acreditam em uma virada nas urnas

Segundo Eladio, o sentimento nas ruas não refletem os números apresentados. “O que a gente sente é uma empatia do povo conosco, uma esperança muito grande”, comentou, mesmo com o cenário de rejeição apontar 24% para sua chapa, a maior apresentada pela pesquisa.

Dr. Lucas dispara em Águas Lindas de Goiás

No município de Águas Lindas de Goiás, a pesquisa do mesmo instituto foi registrada no TRE-GO sob o número 01114/2020. Na votação estimulada, Dr. Lucas conta com 36% das intenções de voto, enquanto que Wilson do Túllio surge com 28%. Já o Subtenente Castro ficou com 3% e Sergiana da Mandata Coletiva e Tenente Rajão e Hamilton Borges alcançaram 1%. Brancos e nulos correspondem a 16%, não sabe/não respondeu somam 14%.

Na votação espontânea, Dr. Lucas contou com 28%, Wilson do Túllio ficou com 25%, outros (2%) e nulo/branco (13%). E não sabe/não responde (32%). Como se pode observar há grande quantidade de indecisos, no mínimo.

Iniciando sua carreira na política, Dr.Lucas desponta como “outsider” na liderança da corrida eleitoral de Águas Lindas (GO)

Na dianteira, o novato acredita que a campanha sem ataques e seu nome não estar relacionado a políticos da cidade, estão sendo determinantes para a votação do dia 15. “Acredito que tive aceitação por ser um nome novo, além de meus serviços prestados como médico e ações sociais no município”, comentou o candidato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado