Menu
Brasília

‘Pedal cidadão’ recicla bicicletas e promove autonomia

Ao entregar sua bicicleta no Centro Pop de Taguatinga, ela é transformada em um novo caminho de transformação

Redação Jornal de Brasília

27/06/2021 13h44

Foto: Humberto Leite/Sedes

O projeto Pedal Cidadão usa bicicletas usadas, velhas ou até sem algumas partes para trazer autonomia e oportunidades para pessoas em situação de rua. Ao entregar sua bicicleta no Centro Pop de Taguatinga, ela é transformada em um novo caminho de transformação. “Quem está em situação de rua e ganha uma bicicleta pode ir distribuir currículos, ir para uma seleção ou até ter um momento de lazer”, explica o agente social Wendel Viana, servidor público idealizador do projeto Pedal Cidadão. Criada em 2017, a iniciativa também ajuda na formação profissional, já que a capacitação forma mecânicos de bicicletas.

“A gente pode sair daqui trabalhando”, relata Elias José Raimundo, de 46 anos. O pintor de automóveis chegou de São Paulo há cerca de dois anos e acabou em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Agora, está abrigado na unidade de acolhimento montada no estádio Abadião, em Ceilândia, e diariamente vai até o Centro Pop de Taguatinga para ajudar na manutenção das bicicletas.

Reaproveitamento

É um serviço detalhado. Os alunos desmontam as bicicletas antigas, limpam e selecionam as peças que podem ser aproveitadas. Quase sempre, duas ou três bicicletas sucateadas são transformadas em uma nova, pronta para uso. Também é feita a lubrificação de todos os componentes e , depois, concluída a pintura.

Para o baiano Rogério Alves, de 43 anos e experiência de trabalho como servente de obra e auxiliar de serviços gerais, a melhor parte da rotina é poder ter uma nova chance profissional. “Eu estou aprendendo a consertar bicicletas e vou poder fazer isso”, conta, otimista.

O trabalho segue em ritmo acelerado. O objetivo é, em 19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – entregar bicicletas para cidadãos atendidos pelo Centro Pop. Caso a situação da pandemia permita, será realizado também um passeio ciclístico por Taguatinga, como ocorreu em 2017, 2018 e 2019, anos em que 60 bicicletas foram doadas.

Para superar esse número, o projeto Pedal Cidadão conta com doações. Além das bicicletas usadas, também há demanda por pneus, câmaras de ar, tinta e componentes como freios e bancos. Para doar, basta entrar em contato com as equipes da Sedes, pelos telefones 3773-7556 ou 98379-1376.

Autonomia

Oficialmente denominado Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop possui estrutura para fornecer alimentação e promover a higiene, além de realizar oficinas psicossociais e oferecer o atendimento necessário para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam ser incluídas em programas sociais, como o Bolsa Família e o Cartão Prato Cheio.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, explica que a unidade tem o objetivo de assegurar atendimentos e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades. “As equipes trabalham na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos”, afirma.

O Centro Pop funciona das 7h às 18h e recebe, em média, 240 pessoas todos os dias. Iniciativas como o projeto Pedal Cidadão são criadas com a meta de promover a mudança de vida necessária para que o beneficiário possa ter autonomia que lhe permita reconstruir sua vida. “Não é só o meio de transporte, mas também a socialização e a volta ao mercado de trabalho”, pontua a psicóloga Leyland Galletti, responsável pelas atividades no Centro Pop de Taguatinga. “A bicicleta é um propulsor para essa transformação de vida.”

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado