A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (PDIJ) assinou nesta quarta-feira (23) um termo de Cooperação com a empresa Wal-Mart Brasil Ltda para conscientizar a população sobre os riscos do álcool por meio de campanhas e alertas fixados em gôndulas, carrinhos e caixas do supermercado. A empresa também se comprometeu a treinar seus funcionários para não vender bebida alcoólica a crianças ou adolescentes.
Fabricantes, distribuidores e entidades já estão sendo notificados pela PDIJ, que estejam envolvidos direta ou indiretamente na venda ou entrega de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. O objetivo é celebrar Termos de Cooperação para a realização de campanhas de esclarecimento à população sobre os malefícios do álcool para crianças e adolescentes e sua proibição legal.
Segundo estudo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), jovens entre 14 e 17 anos são responsáveis por 6% de todo o consumo anual de álcool do país. Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo apontou também que o álcool é a droga que começa a ser consumida mais cedo, em média aos 12,5 anos, tendo o primeiro consumo ocorrido em casa para a maior parte dos entrevistados: 46%.