Menu
Brasília

PCDF participa de campanha de coleta de material genético para encontrar pessoas desaparecidas

A campanha ocorrerá entre 14 e 18 de junho e é realizada pelo Ministério da Justiça em parceria com as Secretarias de Segurança Pública

Geovanna Bispo

26/05/2021 19h07

Foto: Agência Brasil

A Polícia Civil do Distrito Federal irá participar da Campanha Nacional de Coleta de Material Genético de Familiares de Pessoas Desaparecidas. O objetivo do projeto é identificar pessoas desaparecidas por meio de exames de DNA e bancos de perfis genéticos por meio do Instituto de Pesquisa de DNA Forense, o IPNDA.

A campanha ocorrerá entre 14 e 18 de junho e é realizada pelo Ministério da Justiça em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e Polícia Civil dos estados. Os locais de coleta estão disponíveis no site da pasta.

Coleta

Para doar o material é necessário entrar em contato com a PCDF. A coleta do material genético permite o cruzamento de outros materiais de pessoas encontradas.

Para melhores resultados é necessário que familiares de primeiro grau da pessoa desaparecida doe, seguindo a ordem de preferência de pai e mãe, filhos e irmãos.

O DNA do próprio desaparecido é ainda mais eficiente, por isso, se houverem escovas de dente, aparelho ortodôntico, dente de leite ou cordão umbilical, leve.

Desaparecidos

Segundo dados da Justiça, cerca de 57 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas no país, sendo que, apenas nos últimos dois anos foram 22 mil registros. O Banco Nacional de Perfis Genéticos atualmente tem 3.856 restos mortais não identificados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado