Menu
Brasília

PCDF mira grupo especializado em fraude bancária

São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Samambaia, Taguatinga, Gama, Novo Gama-GO e Maceió-AL

Willian Matos

07/07/2021 9h09

CORF POLICIA CIVIL PCDF

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil (PCDF) realiza nesta quarta-feira (7) uma operação contra um grupo criminoso especializado em fraude bancária. Os policiais da CORF, com o apoio de unidades do DPE, do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil de Alagoas cumprem 10 mandados de busca e apreensão em Samambaia, Taguatinga, Gama, Novo Gama-GO e Maceió-AL. A operação foi batizada de “Suíca”.

Durante a ação policial, foram apreendidos: uma pistola, munições, dois veículos de luxo, um jet-ski, dinheiro em espécie (R$ 33,7 mil e 2.800 dólares), máquina de contar cédulas, vários telefones, documentos, cartões de crédito e dispositivos eletrônicos.

De acordo com a PCDF, o grupo criminoso usou hackers para invadir três contas bancárias no Distrito Federal e subtrair, no total, cerca de R$ 740 mil. Os investigados também se passavam por funcionários de instituições financeiras para lesar as vítimas. Em seguida, o dinheiro obtido com as fraudes era distribuído em diversas contas, inclusive por meio do pagamentos de boletos, cujos beneficiários eram os próprios envolvidos.

A investigação, iniciada em 2018, apontou que os envolvidos são integrantes de uma complexa e duradoura organização criminosa, dividida em gerenciadores (responsáveis pelo planejamento e detentores das informações das contas a serem fraudadas), fraudadores/invasores (que atuam invadindo as contas ou instalando equipamentos em caixas eletrônicos) e operadores (captam interessados em permitir o uso das contas para recebimento dos valores subtraídos e realizam saques do dinheiro).

Segundo as investigações, os membros da organização utilizavam armas de fogo para ameaçar e intimidar uns aos outros visando garantir que as quantias fossem transferidas.

Foram indiciadas 20 pessoas por organização criminosa (pena de 03 a 08 anos), seis por receptação (pena de um a quatro anos), cinco por furto mediante fraude (pena de 02 a 08 anos) e três como autores de lavagem de dinheiro (pena de 03 a 10 anos).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado