Menu
Brasília

PCDF desarticula quadrilha especializada em fraude em site de anúncios

A operação teve como objetivo interromper atividades criminosas contra uma plataforma online de classificados

João Victor Rodrigues

20/06/2024 11h43

Foto: PCDF

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF/DPE), lançou a Operação Bad Bots.

Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 53 anos, acusado de criar contas falsas na plataforma utilizando softwares automatizados e de vender indevidamente serviços de impulsionamento de anúncios.

Segundo a empresa vítima, sua política consiste em destacar no topo de cada categoria os anúncios mais recentes, proporcionando maior visibilidade. No entanto, o investigado desenvolveu um mecanismo denominado “BotAds”, que impulsionava anúncios por meio de contas falsas, mantendo-os em evidência sem que o pagamento fosse efetuado à plataforma.

Os serviços fraudulentos eram vendidos através de canais em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, utilizando a marca da empresa vítima sem autorização. Além disso, o suspeito oferecia mentorias para ensinar a prática ilícita a outros interessados.

Mais de 1,5 milhão de anúncios foram impulsionados indevidamente, causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 18 milhões à plataforma. O investigado poderá responder por crimes relacionados ao registro de marca e concorrência desleal, conforme previsto na Lei 9.279/1996.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado