Menu
Brasília

PCDF deflagra operação Calicute

A operação Calicute tem o objetivo de prender criminosos envolvidos em crimes de estelionato contra idosos

Redação Jornal de Brasília

23/02/2021 17h54

Foto: divulgação/PCDF

Guilherme Gomes
[email protected]

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes (DRCC) deflagrou, nesta terça-feira (23), a operação Calicute que tem objetivo de prender criminosos envolvidos em crimes de estelionato cometidos contra idosos residentes no Estado do Rio Grande do Sul.

A ação teve participação do Setor de Segurança no Sistema Bancários Nacional. As informações foram encaminhadas pelas forças policiais do Rio Grande do Sul.

De acordo com a apuração, criminosos gaúchos estariam visitando a residência de pessoas com mais de 80 anos na Região Metropolitana de Porto Alegre, informando às respectivas vítimas que elas teriam sido premidas em sorteios de caráter privado.

A partir daí, os idosos eram orientados a realizar transferência por meio do sistema internet banking e por outras formas, a fim de consumar o recebimento de tais prémios.

Nesta terça-feira (22), um casal de idosos, de 92 anos, residentes de Porto Alegre, foram induzidos a depositar R$ 26.000,00 na conta de pessoas que moravam no Distrito Federal.

De acordo com as investigações, quatro criminosos residem no DF, dois homens e duas mulheres. Eles foram abordados e presos quando foram realizar o saque do dinheiro no Lago Sul.

No momento da prisão, um dos conduzidos estava com R$ 5.000,00 reais em espécie no bolso de sua calça. Documentos encontrados com os criminosos também constatam envolvimento com uma organização criminosa, de caráter interestadual , voltada para a prática de crimes contra idosos.

Em razão dos elementos coletados, os indivíduos foram indiciados nas penas dos artigos 171 e 288 do Código Penal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado