Menu
Brasília

Parque Nicolândia tem prazo para mostrar laudos

Arquivo Geral

16/10/2018 7h00

Atualizada 15/10/2018 22h25

Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília.

João Paulo Mariano
[email protected]

Depois da falha no brinquedo chamado Mixer, interditado na última sexta-feira (12), a Defesa Civil notificou a direção do Nova Nicolândia, no Parque da Cidade, por não ter cumprido os protocolos de segurança que deveriam ter sido utilizados para evitar o acidente que determinou a paralisação do equipamento. A empresa tem até esta terça-feira (16) para apresentar os laudos necessários.

Bem no Dia das Crianças, com o parque de diversões cheio, dez pessoas ficaram presas de cabeça para baixo no Mixer. No desespero, algumas saíram do aparelho sozinhas e outras com a ajuda dos que estavam próximos.

Orientações

“O primeiro procedimento quando ocorre um acidente é travar o aparelho e acalmar as pessoas”, adverte a coordenadora de Riscos e Desastres da Defesa Civil, coronel Solange Ribeiro. “Depois, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil; a depender do caso, até para a Polícia. Não podemos brincar com um acidente como esse”.

A coronel relata que a Defesa Civil só foi informada do acidente pela mídia e pelas redes sociais. A equipe de segurança foi ao local no sábado, a fim de verificar a situação. A princípio, teria sido uma pane, mas ainda são necessários alguns laudos para saber o que realmente aconteceu.

Como a documentação apresentada pela direção do Nicolância está regular, com renovação feita em julho deste ano, os demais equipamentos puderam continuar funcionando.

Agora, o parque tem cinco dias, que começaram a contar no último sábado, para apresentar um plano de emergência capaz de solucionar situações como essa. Além disso, será preciso apresentar um laudo técnico – de um engenheiro elétrico ou mecânico – para que a atração em que o acidente ocorreu volte a funcionar.

Ainda nos próximos dias, deverá ser feito um simulado em conjunto com a direção do Nicolândia para que a Defesa Civil consiga observar a preparação dos funcionários e, se necessário, ajustar qualquer postura incorreta.

Fiscalização
Caso venham a ser observadas falhas durante esse período de observação, lembra a coronel Solange, o parque todo poderá ser interditado ou multado, pois isso configuraria que não foram feitos controle nem reparo dos problemas apresentados.

O Jornal de Brasília procurou a direção da Nova Nicolândia para saber sobre as notificações e do motivo de não ter sido seguido o correto protocolo. Até o fechamento dessa edição, não houve resposta.

Por meio de nota, a direção do parque informou ter ocorrido um problema mecânico que fez com que o Mixer parasse em uma posição elevada, situação agravada pelo fato de alguns usuários terem decidido sair do brinquedo por iniciativa própria.

“Vamos trabalhar ainda mais no sentido de evoluir cada vez mais no nosso serviço de forma a transmitir aos usuários a tranquilidade necessária para situações que, muito eventualmente fogem, no normal”, diz a empresa, que, no informe, lamenta ainda “o fato de que a retirada poderia ter sido mais tranquila”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado