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Brasília

Para ANAFE, Reforma Administrativa precariza a base de serviços públicos

A associação tem atuado fortemente em diversas frentes com o objetivo de alterar o texto da proposta, destacando a importância do amplo debate

Redação Jornal de Brasília

29/04/2021 15h02

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Uma audiência pública, realizada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (29), debateu novamente as propostas da Reforma Administrativa (PEC 32/20). Na reunião, o presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), Lademir Rocha, apontou os principais pontos controversos da Reforma e seus impactos na Advocacia Pública, no serviço público e no Estado brasileiro.

A associação tem atuado fortemente em diversas frentes com o objetivo de alterar o texto da proposta, destacando a importância do amplo debate.

Durante seu discurso, o presidente reforçou o distanciamento da PEC dos direitos fundamentais da população. O presidente chamou a atenção para a multiplicação de princípios na Reforma Administrativa, em especial o princípio da subsidiariedade, que pode afastar o Estado do cumprimento de suas atribuições primordiais na promoção das políticas públicas e na prestação de serviços fundamentais nas áreas de saúde, educação, justiça, entre outros. Ele criticou também a falta de dados, números e prognósticos que justifiquem a PEC 32/2020 “Rigorosamente, a justificação da PEC não observou as balizas estabelecidas no artigo 20, caput e parágrafo único, da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, que estabelece que as decisões das autoridades administrativas, controladoras e judiciais não podem se fundamentar em valores jurídicos abstratos sem que sejam consideradas as consequências práticas da decisão e que a motivação deverá demonstrar a necessidade e a adequação das medidas impostas, inclusive em face das possíveis alternativas”, pontuou.

Para ele, os aspectos mais agravosos da PEC estão entre os critérios de definição das carreiras típicas de Estado, o ingresso mediante vínculo de experiência, a criação de cargos de liderança e assessoramento e a fragilização da estabilidade dos atuais servidores. De modo especial, Lademir Rocha chamou a atenção para o risco de aprovar regras que favoreçam a disseminação de práticas clientelistas e a captura das estruturas e recursos públicos por interesses privados, especialmente nas segmentos estratégicos do Estado brasileiro, em razão da precariedade da forma de ingresso, na entrada de pessoas estranhas ao quadro de servidor para o exercício de atividade estratégicas, técnicas e de gestão, a no enfraquecimento da estabilidade, garantia necessária à salvaguarda dos interesses da coletividade.

Em sua visão, as propostas da PEC não se justificam sob nenhuma ideologia alinhada à tradição democrática: no sentido do liberalismo político, uma vez que promove a concentração de poderes na mão do Presidente da República; do conservadorismo filosófico, por promover mudanças imprudentes e regressivas; da visão social e progressista do Estado, pois mina a eficácia das garantias necessárias à implementação dos direitos econômicos e socais; e, por fim, do republicanismo, pois favorece o clientelismo e a captura do Estado ao aprofundar diferenças injustificadas no tratamento entre os agentes públicos.

“Podemos afirmar que reformas são necessárias na estrutura e no modo de funcionamento do serviço público do nosso país, mas elas não devem ser conduzidas com base em visões simplistas, preconceituosas e equivocadas a respeito do serviço público, de suas especificidades e de suas complexidades”, finaliza Lademir Rocha.

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