Menu
Brasília

Operação Tracking desarticula grupo especializado em golpes

. A ação contou a participação dos policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor , Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) e apoio das Polícia Civis de Goiás (PCGO) e Pernambuco (PCPE)

Guilherme Gomes

15/12/2021 13h45

Foto: PM/SE/Arquivo

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil do DF deflagrou a operação Tracking (rastreamento). O objetivo é desarticular um grupo criminoso especializado em golpes. A ação contou a participação dos policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor , Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) e apoio das Polícia Civis de Goiás (PCGO) e Pernambuco (PCPE).

Os investigados, utilizando documentos falsos, cadastravam integrantes do grupo numa plataforma eletrônica de classificados, simulava a compra e venda de produtos de baixo custo e recebia um código de postagem de até R$15.

O código era revendido pelos investigados à comerciantes que remetiam suas mercadorias por um preço superior ao estabelecido. Os correios, então, cobravam o valor excedente à plataforma de classificados, que, ao repassar tais quantias à aqueles que incialmente haviam recebido as etiquetas, descobriam que os dados eram falsos e arcavam com o prejuízo.

As investigações se iniciaram há mais de um ano e o prejuízo é estimado em mais de R$500 mil. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Mineiros/GO, Paulista e Jaboatão dos Guararapes/PE.

Os integrantes do grupo responderão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa. Os comerciantes que compraram as etiquetas de remessa podem ser responsabilizados pelo crime de estelionato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado