Menu
Brasília

Operação de combate à dengue retirou cerca de 145 toneladas de inservíveis na Asa Norte

A operação também contou com aplicação de larvicida em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti

Redação Jornal de Brasília

15/03/2024 19h06

Operação recolheu 145 toneladas de resíduos desde o início desta semana, na Asa Norte | Fotos: Divulgação/ Administração do Plano Piloto

Ao menos 145 toneladas de entulhos, lixos e inservíveis foram retiradas das quadras 701 a 710 da Asa Nortes nesta sexta-feira (15). A ação é realizada desde janeiro e a previsão é que as quadras 400 e 900 das asa Sul e Norte e o Noroeste sejam contemplados com a iniciativa nas próximas semanas. A operação também contou com aplicação de larvicida em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti

Apenas nesta sexta, na Asa Norte, cerca de 50 toneladas de resíduos foram retirados das ruas, entre eletrodomésticos, latas, garrafas, vasos sanitários, lixo verde, pneus velhos. .

O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, diz que, além das visitas domiciliares e da inspeção de terrenos, foi disponibilizado aos moradores o despejo de materiais inservíveis das casas, que foram recolhidos por equipes da administração regional.

Iniciativa investe no combate a possíveis focos da dengue e na conscientização da população; durante a ação, houve a aplicação de larvicida em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti

“O objetivo é incentivar o morador a fazer o descarte adequado desses tipos de materiais, que muitas vezes estão armazenados no fundo do quintal, podendo acumular água e servir de criadouro para o mosquito. A ação é realizada desde janeiro e a previsão é que continue na região”, ressaltou Valdemar Medeiros.

Morador da Asa Norte há 45 anos, Euclides de Souza, 70, elogiou o trabalho realizado pelas equipes do GDF e reforçou a importância de a população colaborar no combate à dengue. “Acho muito importante esse trabalho de visitar as casas. Muitas vezes não temos onde jogar estes materiais, que acabam se acumulando. Mas não adianta a administração fazer esse serviço e a população não ajudar. É preciso que todos tenham consciência de descartar o lixo da maneira correta e evitar deixar água parada no quintal”, alertou.

A operação, com o do programa GDF Presente, Vigilância em Saúde, Novacap, SLU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e DF Legal, tem passado pelas vilas Planalto e Telebrasília, pelas asas Sul e Norte, e pelo Noroeste.

*As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado