O fim do ano está chegando, e o questionamento que surge é: o que você espera de 2025? O Jornal de Brasília conversou com alguns brasilienses para saber as suas expectativas, metas e sonhos para o próximo ano. Além dos tradicionais clichês, paz, amor e felicidade, muitos sonham com a casa própria, viagens, ingresso na faculdade, em se tornar um servidor público e até milionário. Há quem também pense em dedicar mais tempo para a família, amigos e para a saúde física e mental.
Ao JBr, o governador Ibaneis Rocha comentou que espera que o próximo ano seja de muitas realizações para o Distrito Federal. “Espero um 2025 com muitas realizações para a nossa capital. No âmbito profissional, estou totalmente realizado e quero seguir assim até o último dia da minha vida. Não tenho dúvida que com a experiência que temos e com o que já provamos ter condições de fazer por Brasília teremos mais um ano vitorioso”, disse. Este será o penúltimo ano dele à frente do Governo do Distrito Federal (GDF).
A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) pretende em 2025 seguir na luta por um DF mais digno e com mais respeito à população. “Depois de dois anos como presidente da Comissão de Fiscalização, com intensa atividade, sigo para novos desafios, na procuradoria de Defesa da Mulher e na vice-presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2025, também seguirei firme na defesa das crianças, da educação e do empreendedorismo como fonte de geração de emprego e renda. Vejo, ainda, em 2025, uma Brasília que precisa ter a saúde como prioridade, de fato”, afirmou Paula.

Expectativas dos brasilienses
A dona de casa, Wisleide Adriana, 34 anos, sempre fica empolgada com um novo ano que se inicia. Para ela, a mudança de ciclo cria muitas expectativas. “Para 2025, desejo não faltar a academia e cuidar melhor da minha saúde. Quero ter tempo de qualidade com familiares e amigos e focar nos estudos para passar em um concurso público. Além de tudo, espero cuidar com mais afinco do espiritual e conhecer o Nordeste que é um sonho e planos de anos atrás”, comentou Wisleide.

Para quem pensa que o ânimo pelos estudos fica somente entre os mais jovens, estão enganados. A aposentada, Laurentina Mendonça, 62 anos, espera por um ano novo de muitas realizações, com ingresso em uma universidade. “Perspectivas de um 2025 cheio de realizações de muitos sonhos, como voltar para sala de aula e quem sabe uma faculdade, tanto minha como da minha filha. Espero que este ano minha filha consiga ingressar na faculdade e vou fazer de tudo para ajudá-la”, disse Laurentina.

“A meta em 2025 está voltada para aprender coisas novas, talvez até um curso de línguas. Neste novo ano também pretendo conhecer um país da América do Sul, quem sabe no final do ano. Sobre o cotidiano, espero que os governantes pensem mais na população a respeito da segurança e saúde. Principalmente mais atenção com os idosos e crianças quando vão procurar atendimento médico”, acrescentou Laurentina.
O professor Anderson Freitas, 28 anos, pretende traçar metas específicas para alcançar no próximo ano paz, saúde e felicidade. “Para ter saúde estou comprometido a cuidar do meu sono, alimentação e com regularidade praticar exercício físico. A meta para essa parte de saúde é correr uma meia maratona em 2025. Para garantir minha paz, além de cuidar da minha saúde física, vou dedicar tempo para minha saúde mental, intelectual e espiritual. Praticar a solitude, melhorar o relacionamento com Deus, ler mais livros, visitar amigos, e fazer bons passeios”, explicou.

O educador também espera que 2025 seja um ano de conquistas no âmbito profissional. “Acho que a palavra do próximo ano será esforço. Se esforçar no trabalho, estudos, cuidado da família e comunidade. Gerar renda, agregar valor ao serviço, abrir o leque de oportunidades e conseguir me desenvolver e me capacitar para me destacar cada vez mais. Nessa parte tenho duas metas: me tornar um servidor público e também empreender no mundo digital”, salientou.
Segundo ele, ser servidor público e empreender no mundo digital é um sonho à parte, já que o principal é se tornar o ganhador da Mega da Virada. “Tudo acima é o plano B. O plano A está nos seis números da sorte que carrego na minha carteira desde que saí da lotérica. Quem sabe eu sou o novo milionário brasiliense”, disse, em risos, o professor.
A estoquista, Leonides de Souza, 34 anos, espera que em 2025 possa conquistar a sua tão sonhada casa própria. “As minhas expectativas e projetos para o próximo ano é realizar o meu sonho de ter a minha casa própria, vou lutar para isso. Além disso, conquistar um carro, estudar mais e trocar de emprego. Espero muita saúde também e dar uma vida melhor para os meus filhos. Estou aberta para o que mais Deus me proporcionar”, enfatizou.

O mestre de obras, Adalberto de Alcântara, 55 anos, lembrou que o ano de 2024 foi muito desafiador, principalmente para o comércio. Mas a expectativa dele é de um 2025 melhor, em todos os sentidos. “Acredito que ainda pode acontecer uma surpresa em meio a toda esta turbulência e uma grande melhora para o próximo ano. Espero que seja um novo ano de coisas boas para todos, de muitas conquistas pessoais e profissionais. Além de um DF melhor, com boa saúde, segurança e economia”, disse.
