Menu
Brasília

Novos laudos apontam que tigres do Zoológico morreram de perda de sangue e estresse agudo

Segundo a equipe do Zoológico de Brasília  os tigres morreram devido a idade avançada que dificultou a recuperação de tratamentos de saúde

Redação Jornal de Brasília

09/12/2019 16h33

Divulgação/Zoológico

Por Paula Beatriz

O Zoológico de Brasília é uma instituição socioambiental e foi inaugurada em 1957, antes mesmo da capital federal. Desde então a equipe da Fundação desenvolve ações com foco na educação ambiental, conservação e preservação da fauna brasileira. 

Atualmente existem 970 animais, sendo 502 aves, 190 mamíferos e 278 répteis e anfíbios no Zoo. Em 2019, até o dia 21 de outubro, ocorreram 69 mortes. Os animais que vieram à óbito eram 40 aves, 17 mamíferos e 12 répteis.

O veterinário do Zoológico, Nicolas Costa, explicou que todas as mortes ocorreram por velhice. 

“Boa parte dos animais do Zoo já estão em idade avançada e por isso os óbitos vem ocorrendo”. 

Recentemente um laudo técnico aponta a perda de sangue e estresse agudo são as prováveis causas do óbito dos animais. Maya e Dandy eram irmãos gêmeos e morreram no intervalo de uma semana, entre o fim de setembro e outubro deste ano.

Relatório sobre morte da tigresa Maya aponta que ”complicações pós-operatórias” resultaram na retirada de parte do intestino” e, como consequência, ”o animal desenvolveu a síndrome do intestino curto, sendo esta uma das causas do óbito”. E de acordo com o laudo de Dandy, as “alterações significativas foram encontradas nos pulmões, fígado e na musculatura” do tigre. Segundo o documento, as alterações são compatíveis com “insuficiência respiratória”, que teria sido causada por “estresse agudo”. 

Ao Jornal de Brasília, a equipe do Zoológico contou que todas as complicações nos tratamentos aconteceram devido à idade dos animais. Os gêmeos tinham 10 anos que é uma idade considerada avançada para a espécie.

“É como os humanos, se um senhor de 90 anos pega uma gripe já corre risco de vida porque o corpo não se recupera rápido como antes”, disse Bruno da equipe do Zoológico de Brasília.

Os laudos já foram encaminhados ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para auxiliarem nas investigações das mortes dos tigres.

Divulgação/Zoológico

Visitação

O Zoo de Brasília funciona de terça à domingo, das 8h30 às 17h. O preço da entrada é de R$ 5, de terça a quinta-feira, e R$ 10, de sexta-feira a domingo e feriados. Crianças de até 5 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes não pagam.

O Zoológico conta com ampla área em meio a natureza tornando a visita ainda mais agradável. Há quiosques, lanchonetes, playground, lagos artificiais e espaço para fazer piquenique.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado