Menu
Brasília

Mortes assombram o Zoológico de Brasília 

Em 2019, até o dia 21 de outubro, ocorreram 69 mortes. Os animais que vieram à óbito eram 40 aves, 17 mamíferos e 12 répteis. Idade avançada dos animais contribui

Redação Jornal de Brasília

22/10/2019 7h58

Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

Paula Beatriz
[email protected]

O Zoológico de Brasília é uma instituição socioambiental e foi inaugurada em 1957, antes mesmo da capital federal. Desde então a equipe da Fundação desenvolve ações com foco na educação ambiental, conservação e preservação da fauna brasileira. 

Atualmente existem 970 animais, sendo 502 aves, 190 mamíferos e 278 répteis e anfíbios no Zoo. Em 2019, até o dia 21 de outubro, ocorreram 69 mortes. Os animais que vieram à óbito eram 40 aves, 17 mamíferos e 12 répteis.

Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

O veterinário do Zoológico, Nicolas Costa, explicou que todas as mortes ocorreram por velhice. 

“Boa parte dos animais do Zoo já estão em idade avançada e por isso os óbitos vem ocorrendo”. 

Confira entrevista completa e descubra como é a rotina dos animais do Zoo:

Fuga 

Recentemente uma cobra e um lobo fugiram do recinto e isso preocupou os brasilienses. A cobra que desapareceu no dia 12 de setembro era uma serpente píton-indiana e fugiu do hospital veterinário enquanto passava por tratamento. 

As equipes do local têm realizado buscas diárias, no entanto, o animal ainda não foi encontrado. Segundo o Zoológico, a “espécie é de porte pequeno e não oferece riscos à sociedade, visto que não é peçonhenta e se alimenta de pequenos roedores”.

O lobo fugiu no dia 17 de outubro, ele havia sido resgatado do Lago Sul dia 14 de outubro com ferimentos e também estava em tratamento. Segundo a equipe do Zoo ele já tinha recebido medicação, alimentação e estava em observação para ser solto pelo Ibama no dia seguinte do desaparecimento. “Ele não fazia parte do plantel, como a mata para onde ele correu é um ponto de soltura então o Ibama já declarou ele como solto”. 

Visitação

Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

O Zoo de Brasília funciona de terça à domingo, das 8h30 às 17h. O preço da entrada é de R$ 5, de terça a quinta-feira, e R$ 10, de sexta-feira a domingo e feriados. Crianças de até 5 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes não pagam.

O Zoológico conta com ampla área em meio a natureza tornando a visita ainda mais agradável. Há quiosques, lanchonetes, playground, lagos artificiais e espaço para fazer piquenique.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado