A Caesb já opera, experimentalmente, o seu novo Centro de Operação dos Sistemas de Saneamento do DF, um moderno e avançado conjunto de equipamentos informatizados instalados em um prédio recém construído na
sede da Empresa, em Águas Claras (Avenida Sibipiruna, lotes 13/21). A inauguração oficial do novo Centro será realizada nesta quinta-feira (25), às 10 h.
A construção do novo prédio trouxe para a Caesb uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades de controles operacionais. Projetado para possuir sistemas independentes de energia elétrica, ar condicionado, segurança e comunicação, o prédio está preparado para receber os dados que serão transmitidos por todas as unidades que serão automatizadas por meio do Programa de Automação, em fase adiantada de implantação. Funcionamento do Centro é de 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.
A Caesb espera automatizar 100% de suas unidades industriais dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todo o Distrito Federal até o início de 2012. As novas instalações do Centro tiveram
investimentos de R$ 2 milhões e têm, entre outros objetivos, reduzir o custo operacional e de manutenção dos sistemas, melhorar a qualidade dos serviços, utilização de novas tecnologias e sistemas de vigilância eletrônica.
A instalação de telas individuais e de um videowall possibilitará aos técnicos responsáveis pela operação do sistema a visualização simultânea de várias informações geradas pelo sistema supervisão e controle. Essas novas condições ajudarão a preparar a Caesb para a modernização de seu sistema
de automação e controle operacional, possibilitando uma melhoria na qualidade
dos serviços prestados e uma otimização dos custos operacionais da Companhia.
Das 111 unidades operacionais de água e esgotos, o Centro está monitorando 50 unidades industriais do sistema de abastecimento de água, 20 poços semi-artesianos, cinco unidades industriais do sistema de esgotamento sanitário em todo o DF. No sistema de água, a automação da Elevatória do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% da população do DF está
em fase final de implantação.
Foram iniciadas, também, às obras de implantação de oito, dos nove centros de operação regionais. O custo total do investimento em automação será de R$ 40 milhões até 2012. Os técnicos da Caesb fizeram as adequações nos softwares de supervisão e telecomando do sistema de automação, utilizando infraestrutura de maior velocidade e qualidade de imagens.