Menu
Brasília

No DF, segunda dose está garantida para todos

Quem assegura é a subsecretária de Planejamento em Saúde, Cristiane Braga. Ela é a entrevistada do JBrSaúde desta semana

Redação Jornal de Brasília

05/05/2021 17h13

Atualizada 06/05/2021 11h39

Mesmo resistindo a pressões, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal optou por manter reservadas as segundas doses para todos aqueles que tomaram a primeira. Com isso, as duas fases da vacinação estão aqui garantidas para todos.

Não há risco de se repetirem em Brasília os problemas nesse sentido que estão acontecendo em várias cidades. Quem assegura é a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga. Ela é a entrevistada do JBrSaúde desta semana, programa feito em parceria pelo Jornal de Brasília com o grupo Imagem&Credibilidade, que vai ao ar todas as quintas-feiras, com a apresentação de Estevão Damázio.

Eficácia das vacinas

Para se chegar a uma conclusão quanto à eficácia de um imunobiológico, vários testes e pesquisas são feitas antes mesmo de ele ser disponibilizado para uso em humanos. A eficácia nada mais é que a capacidade de a vacina oferecer proteção imunológica ao indivíduo que a recebe. São feitas três fases de estudos para se chegar a uma conclusão.

Vale destacar que a eficácia atual representa o resultado de estudos clínicos feitos em voluntários em determinada pesquisa. O impacto real sobre a proteção é avaliado quanto à efetividade, que é medida com a imunização em massa da população. Portanto, não é o momento de escolher qual vacina tomar e, sim, receber aquela que está sendo oferecida.

Todas as vacinas oferecidas no Programa Nacional de Imunização (PNI) – não somente a que previne a covid-19 – têm eficácia contra as doenças que são indicadas. Nenhuma delas apresenta 100% de eficácia. Essa consideração técnica é global e não somente em território nacional.

A Secretaria de Saúde recomenda que, se chegou a sua hora de receber a vacina, vá até uma unidade de vacinação e vacine com o imunizante disponível.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado