Menu
Brasília

Na Hora oferece atendimentos de diversos órgãos aos cidadãos

No Distrito Federal, os segurados do INSS podem realizar a perícia médica na unidade Na Hora Perícia Médica Federal

Redação Jornal de Brasília

08/04/2024 12h32

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Criado em 2001, o Na Hora é um serviço ao cidadão que atua como um facilitador para os atendimentos relativos a diferentes órgãos públicos, desde federais a distritais. Atualmente, o Distrito Federal tem sete unidades fixas em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, localizadas em Brazlândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária do Plano Piloto, Sobradinho, Ceilândia e Taguatinga, e uma exclusiva para atendimento aos segurados do INSS, que funciona no Setor Comercial Sul, em dias úteis, das 7h às 19h.

Nas sete unidades são disponibilizados serviços presenciais de órgãos como BRB, Procon-DF, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Caesb, Codhab, Neoenergia, Ministério do Trabalho e Previdência, Detran-DF, secretarias de Economia, de Desenvolvimento Social e de Administração Penitenciária, Defensoria Pública, Justiça Federal, Corpo de Bombeiros, Tribunal Regional Eleitoral e Correios.

Na Hora Perícia Médica Federal

No Distrito Federal, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem realizar a perícia médica na unidade Na Hora Perícia Médica Federal. Localizado no Setor Comercial Sul, o espaço é exclusivo para os serviços aos cidadãos que precisam resolver questões relativas ao assunto.

As perícias podem ser realizadas para diversas finalidades, como o reconhecimento de direito para aposentadorias, pensões, auxílios e benefícios assistenciais, ou mesmo para obter a isenção de imposto de renda, em casos específicos. Além disso, podem ser solicitadas pelo segurado, representante legal ou um procurador.

O segurado não precisa ir de maca, em ambulâncias ou outros veículos para o atendimento da perícia. No caso de acamado em residência ou hospital, há possibilidade de a perícia ser feita, desde que um representante legal vá no seu lugar, com documento que comprove a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção da casa até a unidade com os documentos pessoais. O perito médico analisa se cabe a perícia externa, que pode ser domiciliar, hospitalar ou em outro local.

O atendimento é realizado das 7h às 19h, e a emissão de senhas vai até as 18h30. Os interessados também podem agendar o atendimento por meio da Central 135 ou pelos links https://www.nahora.df.gov.br/agendamento-online/, no ícone “Instituto Nacional do Seguro Social – INSS” e https://meu.inss.gov.br/v35/index.html#/agenda.

Além da perícia médica, os interessados podem solicitar retificação em caso de suspeita de não lançamento da perícia médica realizada na unidade. Nessa situação, não há necessidade de agendamento prévio, mas o segurado deve aguardar o prazo mínimo de sete dias da realização da perícia, e, se for constatado o não lançamento do procedimento no sistema, deve comparecer pessoalmente à unidade.

Serviço
Na Hora Perícia Médica Federal
– Setor Comercial Sul – Quadra 4 – Bloco A, Edifício Luiz Carlos Botelho.

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado