A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Coordenação para Assuntos da Mulher (CAM), promove nesta terça-feira (11) das 9h às 15h, um mutirão jurídico e de saúde no Presídio Feminino Colmeia, localizado na cidade do Gama. O atendimento será feito em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Participam do mutirão oito defensores públicos, seis ginecologistas e dois pediatras que vão estar à disposição das 442 detentas. Todos os processos criminais das internas serão analisados e revisados pelos defensores públicos do GDF, por meio da Secretaria de Justiça. Eles vão prestar atendimento jurídico no local.
Já os especialistas da área de saúde farão exames ginecológicos e preventivos nas presas e os seis bebês que se encontram com as mães serão assistidos pelos pediatras. Também serão realizados exames de pré-natal nas 15 internas gestantes do presídio.
Ao final do mutirão, a primeira dama do DF, Flávia Arruda, fará o anúncio do 2º Concurso do Miss Penitenciária. No ano passado, 120 detentas concorreram ao título e a expectativa dos organizadores é de que nessa versão, esse número dobre.
Dia da Beleza
Na próxima quarta-feira (12), a Colmeia vai promover o “Dia da Beleza”. Alunos do Serviço Nacional do Comércio (Senac) vão cortar, hidratar, lavar e pentear os cabelos das detentas que quiserem realçar a beleza. Também será ensinado às detentas a técnica de automaquigem e designer de sobrancelha.