Menu
Brasília

Mutirão de vacinação do Fim de Semana tem postos divulgados

Marcus Eduardo Pereira

22/07/2021 19h41

Serão 100 mil doses da vacina contra a covid-19 para imunizar a população do Distrito Federal neste fim de semana, entre os dias 23 e 25. O mutirão são pessoas acima de 37 anos e não precisarão fazer o agendamento prévio. Na sexta-feira (23), a vacinação acontece das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos drive-thrus, das 9h às 17h. Já no sábado (24) e no domingo (25), o horário de atendimento ao público é das 9h às 17h em todos os pontos. Para quem for receber o imunizante basta levar um documento de identidade, que comprove a idade apta para receber a vacina.

Para que o mutirão ocorra da melhor forma, o Governo do Distrito Federal (GDF), capitaneado pela Secretaria de Saúde, destacou 500 profissionais para trabalharem exclusivamente nas bases de vacinação; outras 50 pessoas em 23 carros estarão prontas para a logística e distribuição das doses, inclusive se houver necessidade de reposição.

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, 100 mil vacinas serão disponibilizadas para a primeira dose daquelas pessoas com 37 anos ou mais. Ele alerta para o esquema de vacinação montado por técnicos da pasta. “Teremos postos atendendo com primeira dose; outros com primeira e segunda dose; e outros somente com segunda dose. Organizamos as nossas equipes para que possam atender sem a necessidade de agendamento, como ocorreu lá no início da vacinação. Assim, esperamos vacinar até 100 mil pessoas com a primeira dose neste fim de semana”, afirma.

O secretário de Saúde reforça a importância de as pessoas se vacinarem e que, no Distrito Federal, as doses estão garantidas para toda a população. “A imunização completa ocorre somente com a segunda dose. O DF é uma das únicas Unidades da Federação que fez essa reserva”.

Após o mutirão deste fim de semana, a população que se enquadra nos requisitos da vacinação pode continuar procurando as unidades de saúde espontaneamente para receber a primeira ou segunda dose.

A expectativa da Secretaria de Saúde é chegar a 300 mil pessoas com a imunização completa até o fim deste mês. Dados recentes do vacinômetro no DF apontam que 51,15% da população acima dos 18 anos (grupo vacinável) já recebeu a primeira dose do imunizante, enquanto 20,27% já completou o ciclo com as duas doses aplicadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado