Menu
Brasília

Museu Nacional promove exposição de jardim flutuante nos espelhos d’água

Foram colhidas cerca de 10 mil mudas de aguapé para compor o cenário; público pode visitar mostra até 16 de julho

Redação Jornal de Brasília

22/05/2023 7h10

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Quem passar pelo Complexo Cultural da República João Herculino, que compreende o Museu Nacional da República (MuN) e a Biblioteca Nacional, vai perceber que o local ganhou uma cor em meio ao concreto das estruturas desenhadas por Oscar Niemeyer. A exposição, desta vez, é do lado de fora do MuN: um jardim flutuante. Mais de 10 mil mudas de aguapé foram colhidas no Lago Paranoá e trazidas para dar um charme diferenciado aos espelhos d’água do museu.

Trata-se de uma intervenção artística chamada Aguapé, de Gisel Carriconde Azevedo e Isabela Couto, com curadoria de Sissa Aneleh. Este é um projeto artístico concebido e executado majoritariamente por mulheres como parte da 21ª Semana Nacional dos Museus. Um dos propósitos da intervenção é chamar atenção para a saúde dos ambientes naturais e a urgência da discussão climática.

A mostra fica aberta à visitação diária até o dia 16 de julho. A diretora do MuN, Sara Seilert, destacou a importância da intervenção. “É muito interessante colocar plantas em um ambiente completamente de concreto. As artistas trouxeram um pouco de natureza para perto do desenho de Oscar Niemeyer. É uma obra de arte vegetal”, defendeu.

Dentre outros parceiros, as artistas contaram com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal para viabilizar o transporte das mudas.

Serviço
– Intervenção: Aguapé
– Autoras: Gisel Carriconde Azevedo e Isabela Couto
– Curadoria: Sissa Aneleh
– Período de visitação: até 16 de julho
– Realização: Museu das Mulheres (DAS) e Museu Nacional da República (MuN)
– Local: área externa do Museu Nacional da República, Setor Cultural Sul, Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

Com informações da Agência Brasíliua

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado