Menu
Brasília

MS desmobilizará 6,5 mil leitos reservados a pacientes com Covid-19

Ministério da Saúde explicou que a decisão ocorre em função dos baixos números da doença. Os leitos serão transformados em UTI normal

Redação Jornal de Brasília

31/12/2021 8h59

Foto: Divulgação

Com a queda no número de casos de Covid-19 e, por consequência, na quantidade de mortes pela doença, o Ministério da Saúde anunciou que vai desmobilizar 6,5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estavam sendo utilizados exclusivamente para pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

A decisão do ministério foi tomada junto aos conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Os leitos serão convertidos em leitos de UTI convencional. Portanto, passam a ser utilizados no fortalecimento da rede hospitalar para o cuidado a pacientes com outros agravos de saúde.

A medida vem sendo debatida e defendida pelos representantes dos estados e municípios para o melhor aproveitamento dos leitos já existentes, que vinham sendo desabilitados, de maneira gradativa, conforme a demanda diminuía. Caberá ao Conass e Conasems a indicação dos 6.500 leitos a serem convertidos. A habilitação permanente ocorrerá após deliberação do Comitê Intergestores Bipartite (CIB) em 26 de janeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado