Menu
Brasília

MPDFT cobra melhorias no atendimento a idosos em abrigos

Arquivo Geral

19/06/2015 14h25

Após denúncias relatando problemas nas instituições de abrigamento de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde (SES/DF) que promova o atendimento adequado dos idosos que se encontram nessas condições, dentro do que determina a atenção básica à saúde.  O documento foi expedido na última quarta (17) pelas Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (Projid) e de Defesa da Saúde (Prosus). Após o recebimento, a Secretaria terá dez dias para elaborar relatório com as providências que serão adotadas.

Segundo a recomendação, o atendimento médico deve ser feito, preferencialmente, com acompanhamento semanal pela equipe da Saúde da Família a todos os idosos abrigados nas instituições do DF. A Secretaria de Saúde também deverá fornecer os medicamentos necessários aos idosos e, quando houver impossibilidade de prestar o serviço na própria instituição, providenciar a remoção para Unidades Assistenciais via Samu, conforme estabelece o artigo 15 do Estatuto do Idoso.

A titular da Projid, Sandra Julião, explica que o Estatuto do Idoso prevê que o poder público deve assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida e à saúde. “Essa prioridade compreende atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população e a garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais”, completa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado