Menu
Brasília

Ministério da Saúde libera utilização de vacinas congeladas

Mais cedo, antes do posicionamento da Fiocruz, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia divulgado uma nota à imprensa para comunicar a suspensão temporária do uso do imunizante

Marcus Eduardo Pereira

03/07/2021 21h49

Rio de Janeiro – Chegada das vacinas da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, à base aérea do Galeão para serem encaminhadas à Fiocruz. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Após a Secretaria de Saúde suspender a aplicação das 40,1 mil doses da Janssen, que chegaram congeladas ao Distrito Federal na manhã deste sábado (3), o Ministério da Saúde autorizou o uso do imunizante.

De acordo com a Fiocruz, “os produtos constantes no formulário com registro número 27 encontra-se dentro das especificações da qualidade, podendo ser utilizado, respeitando o prazo de validade, desde que não tenha havido a abertura do frasco e após o vencimento deverá ser descartado”, frisou Maria Aparecida Affonso Boller, coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos.

“As vacinas são produtos biológicos complexos e podem sofrer degradação durante o armazenamento de longo prazo em condições de cadeia de frio (2 a 8 ?) e isso normalmente é aumentado em temperaturas mais altas. Consequentemente, estabelecer as características de estabilidade dos produtos é um elemento crítico da avaliação geral pela agência regulatória nacional para garantir que as vacinas licenciadas permaneçam eficazes no final de sua vida útil, quando armazenadas nas condições aprovadas”, explicou.

Mais cedo, antes do posicionamento da Fiocruz, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia divulgado uma nota à imprensa para comunicar a suspensão temporária do uso do imunizante.

O Ministério da Saúde afirmou que o lote informado pelo DF pode ser usado normalmente, de forma segura. “O carregamento passou por vistoria e foi aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), após a constatação de que a temperatura não influenciou a qualidade da vacina”, registrou.

O secretário chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, confirmou que os imunizantes serão destinados para professores e pessoas em situação de rua.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado