Menu
Brasília

Mesmo reprovado, aluno avança na escola

Arquivo Geral

08/04/2011 6h33

Gabriella Bontempo
gabriella.bontempo@jornaldebrasilia.com.br

 

Um erro na Declaração Provisória de Transferência (Deprov) fez uma escola de Santa Maria avançar para o ano seguinte um aluno que  deveria refazer as matérias do ano anterior. Depois de ser reprovado na 5ª série – novo 6º ano – em 2010, o filho de Edna Varjão dos Santos, foi transferido do Centro de Ensino Fundamental 103 para o Centro de Ensino Fundamental 213. Lá, o garoto foi matriculado no 7º ano. “Meu filho chegou em casa com os livros mais avançados, foi então que achei estranho, porque ele não estava conseguindo acompanhar a turma”, relata a mãe.

 

No Deprov, consta a seguinte recomendação: “aluno deverá ser matriculado na 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental”.  A mãe, indignada com a situação, foi até a antiga escola saber como o documento poderia estar errado. Lá, ao receber o histórico, verificou outro problema: as notas do estudante haviam sido alteradas. “Meu filho foi reprovado em sete matérias, nem o conselho poderia aprová-lo. No histórico todas as disciplinas estavam aprovadas com a média 5,0. Como isso é possível se ele também reprovou por faltas?”, questiona Edna.

 

Segundo a mãe, ao perceberem o erro, os funcionários da escola negaram entregar o boletim final do aluno. “Falei para as secretárias que iria colocar na Justiça. Aí então consegui”, revela. Em Língua Portuguesa, por exemplo, nos quatro bimestres, o estudante acumulou apenas  5,1 pontos – eram necessários 20 para garantir a aprovação. “Ele não teve um desempenho satisfatório. Quero que meu filho aprenda, e não que passe de ano”, disse. Nesta semana, Edna Varjão levou o caso ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

 

Leia mais na edição desta sexta-feira (7) do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado