Menu
Brasília

Meninas da Abrace ganham festa de 15 anos e comemoram vitória contra doenças graves

Arquivo Geral

03/04/2017 6h00

Foto: Ariadne Marçal/Jornal de Brasília

Amanda Karolyne
[email protected]

A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) celebrou ontem a festa de debutante de 11 meninas com câncer, anemia falciforme, linfoma e outras doenças. O projeto Um Sonho de 15 anos está na sexta edição. “É a realização de um sonho, pois essa festa permite que as meninas esqueçam a rotina hospitalar e tenham um dia de princesa. Além de toda a emoção que elas vivem nos 60 dias de preparo”, comemora Ilda Peliz, presidente da Abrace.

Muitas das adolescentes realizaram o sonho de ser uma princesa da Disney e, na escolha do vestido do baile, buscaram inspiração em personagens como Cinderela. Giovanna de Castro, porém, foi diferente. Ela se baseou nas cantoras que tanto gosta, com um vestido longo preto com detalhes dourados, e se sentiu uma verdadeira princesa do rock. “Esse é meu estilo de todos os dias. Amo a Pink, Pitty, Avril Lavigne e a Melanie Martinez”, destaca.

Com anemia falciforme, Giovanna chegou à Abrace porque soube do projeto e sempre sonhou com um baile de debutante, mas não tinha condições para tal.

Muito comunicativa e sorridente, Iara Rodrigues, que recentemente se curou do câncer, estava emocionada com toda a beleza do baile. Ela amou o momento da maquiagem. Bem nostálgica, contou da época em que não sabia o que o futuro guardava: “Lembro que estava no leito de hospital pensando se eu iria participar de uma coisa dessas, e minha mãe estava certa de que eu iria. E agora aqui estou”.

A adolescente ainda agradeceu por tudo e por todos os envolvidos na realização desse momento mágico.
Com muita vontade de dançar valsa com o tio, Vitória Lopes Oliveira estava ansiosa. A vencedora na batalha contra o câncer resumiu: “É um sonho que cada uma de nós sempre sonhou”.

Hellen Gomes, por sua vez, teve anemia falciforme. Mas, no momento em que colocou o vestido, deixou tudo de lado para ser princesa. “É emocionante demais. Eu nem sei o que falar, mas estou muito feliz de ter meus pais aqui comigo”. A mãe de Hellen, Creuza Gomes de Lima, estava tão nervosa quanto a filha. “Um sonho desses eu sei que nunca poderia realizar para minha filha”, contou, maravilhada. Ela tem outro filho com a mesma doença, e a luta é constante. Mas a festa veio como uma recompensa para celebrar a vida.

Jaci Maria Lima, mãe de Gabrielle, uma das debutantes, estava impressionada com o “conto de fadas que veio para o mundo real”. “Poder celebrar essa data é uma transformação em nossas vidas”. Com um sorriso radiante, ela contou o quanto estava nervosa: “Estou me sentindo três vezes maior nesse vestido de tão nervosa e feliz”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado