Menu
Brasília

Maria da Penha Online registra mais de 9 mil casos no DF

Ferramenta da Polícia Civil permite registrar ocorrências e pedir medidas protetivas pela internet. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram 1.040 registros.

Redação Jornal de Brasília

03/06/2026 19h14

foto arquivo agencia brasilia (27)

Foto: Arquivo/Agência Brasília

O programa Maria da Penha Online, da Polícia Civil do Distrito Federal, já contabiliza 9.092 ocorrências desde o lançamento, em 2021. A plataforma permite que vítimas de violência doméstica registrem ocorrências, solicitem medidas protetivas de urgência e acionem a rede de proteção pelo celular ou computador.

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram registrados 1.040 casos, o maior número desde a criação da ferramenta. O volume representa alta de 28,6% em relação ao mesmo período de 2025, quando a plataforma havia contabilizado 809 registros.

Segundo o delegado-chefe da Delegacia Eletrônica, Haendel Silva Fonseca, o programa se tornou uma das principais ferramentas no combate à violência contra a mulher. Ele afirma que a plataforma permite solicitar encaminhamentos para exame de corpo de delito, enviar provas como fotos e vídeos e acessar acolhimento pela Casa Abrigo e pelo programa Viva Flor.

Após o registro da ocorrência, o encaminhamento ao Poder Judiciário ocorre em tempo médio de 45 minutos. Atualmente, 91% dos pedidos de medidas protetivas feitos pela plataforma são deferidos pela Justiça.

Haendel Silva Fonseca também destacou que a Delegacia Eletrônica já é a terceira unidade da PCDF que mais recebe ocorrências de violência contra a mulher. A corporação mantém canais para denúncias e comunicação de casos 24 horas por dia, incluindo a internet, o telefone 197 e os demais canais oficiais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado