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Brasília

Mais de 650 atendimentos na 5ª edição do Dia da Mulher da DPDF

A moradora de Ceilândia Sandra de Souza, 43 anos, foi ao Nuclão para participar do Dia da Mulher pela segunda vez

Amanda Karolyne

04/09/2023 19h36

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) levou 60 idosas de São Sebastião para participar do evento, que ofereceu assistência jurídica, orientações sobre benefícios sociais e exames de saúde, entre outros | Foto: Divulgação/DPDF

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) chegou à 5ª edição nesta segunda-feira (4). O evento disponibiliza mensalmente serviços específicos para o público feminino, e é realizado no Nuclão da DPDF, no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Bloco G, Edifício Rossi Esplanada Business. A ação acontece sempre na primeira segunda-feira do mês. A próxima edição será dia 2 de outubro.

Os serviços oferecidos incluem assistência jurídica, iniciais de família. Mediação, atendimento psicossocial, apoio do Sesc com assistência médica,Senac e outras pastas do governo. O diferencial desta edição de setembro foi a oferta de vacinação, com todo o calendário adulto e infantil, com influenza e COVID-19. E ainda a Agência do Trabalhador itinerante com oportunidade de emprego, cursos e programas, CTPS Digital, Programa Prospera (microcrédito), seguro-desemprego e Programa Mulheres Vencedoras (oferta de cursos para capacitação).

O Dia da Mulher é uma ação conjunta da DPDF com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes/DF), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), a Secretaria de Saúde (SES/DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Administração Regional do Plano Piloto.

O Sesc ofereceu serviços médicos e odontológicos, a Cabine de Sensibilização pelo Fim da Violência Doméstica contra a Mulher. Já o Senac disponibilizou serviços de orientações para o cadastro no Programa Senac de Gratuidade (PSG) e reflexologia podal. A Codhab fez atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais. A Secretaria de Saúde promoveu a vacinação dos interessados.

A participação da PCDF se deu por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM 1 e 2), com orientação e distribuição de cartilhas sobre violência contra a mulher. A Sejus, com a Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência (Subav), prestou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A pasta da Secretaria da Mulher fez a entrega de kits e panfletos informativos.

Francisca Cristina Bezerra, 62, desempregada, ama participar do Dia da Mulher e está pronta para vir na próxima edição. A primeira vez que veio, ficou sabendo através do jornal na TV, mas não conseguiu pegar o endereço certinho. “Passou muito rápido e no outro dia, cedinho, assisti o jornal bem cedo pra pegar o endereço”.

Na terceira vez que vem ao evento, ela fez massagem nos pés, foi atendida pelo Cras, foi atendida pelo salão de beleza disponibilizado pelo Sesc, e foi atendida pela Secretaria do Trabalho. “Pensa, eu fiz uma carteira de trabalho digital, nunca tinha feito e fiquei muito feliz”, afirma. Ela também aproveitou os serviços do Senac. “É muito importante, levanta a autoestima da mulher, ainda mais a minha assim, que estou desempregada sem fazer nada pela idade”.

A Rosenice Maria da Silva Bonine, 60, é cuidadora de idosos, cabeleireira, farmacêutica e massoterapeuta, mas no momento está desempregada. Uma amiga dela já tinha vindo ao Dia da Mulher e a chamou para ir nesta edição. “Eu estava desanimada, mas falei que vinha”.

Ela achou maravilhosa a experiência. Fez massagem nos pés, o cabelo e também fez a carteira digital. “É gratificante porque a gente quase não tem muita coisa, e eu mesma estou num estado vulnerável, e achei excelente ter uma oportunidade de fazer alguma coisa, procurar um serviço social e jurídico”, destaca. Agora ela já sabe aonde fazer o trabalho corretamente. Rosenice inclusive planeja trazer outras dez pessoas para participarem da próxima edição.

Segundo Cárita Cristina David Silva, coordenadora do Dia da Mulher, a expectativa de atendimento melhorou muito, e a cada edição com mais parceiros. “Todo mês conseguimos atender em média 500 mulheres”. De acordo com a coordenadora, os mais procurados são a parte de saúde e de cabeleireiro do Sesc, o Cras, Codhab e Defensoria Pública. “Hoje a gente tem podologia, e a cada mês a gente consegue agregar mais parceiros”.

Para ela, a importância dessa ação é que os órgãos conseguem chegar até as mulheres em situação de vulnerabilidade. “Tem apoio de muitos programas de vítimas de violência doméstica e outras violências, então a gente consegue atingir cada vez mais as mulheres”. O que ela acredita que tem ajudado muito, é a divulgação boca a boca. “É um evento muito bonito direcionado às mulheres e seus familiares, marido e filhos”.

Segundo informações da Defensoria Pública, mais de 1,5 mil mulheres foram atendidas em diversos serviços oferecidos tanto pela DPDF quanto pelas instituições parceiras nas edições anteriores da ação. A quarta, realizada em 7 de agosto, data do aniversário da Lei Maria da Penha, registrou 610 atendimentos.

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