“Realmente é um dia muito novo para mim. Me trouxe muita alegria.” Foi assim que o estudante Henrique Daniel Dias Silva, 10 anos, morador do Sol Nascente/Pôr do Sol, definiu a manhã que passou na estrutura do festival Na Praia, no Setor de Clubes Sul, na ação do evento em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da campanha Vem Brincar Comigo. O menino contou que não costuma ter experiências assim em seu dia a dia, com atividades ao ar livre, pé na areia e acesso à piscina.
Feliz com a oportunidade, Henrique gostaria que outros garotos e garotas tivessem a mesma chance. “Muitas crianças hoje ficam tristes, com raiva e ansiosas, que não são coisas boas. Mas se elas tivessem a chance de vir aqui, como eu tive, acho que elas realmente iam ficar felizes, como eu fiquei”, afirmou. E esse não é apenas um desejo do menino, mas uma das missões da campanha que já atendeu este ano, até quinta-feira (12), mais de 600 crianças durante o Na Praia Social. A expectativa é alcançar a marca de 1.200 jovens atendidos em 2024, além de 400 idosos que farão o passeio na próxima semana.
Participam da ação crianças de instituições sociais selecionadas pela Chefia Executiva de Políticas Sociais. Os passeios ocorrem durante quatro quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino, quando o parque do Na Praia fica aberto apenas para a campanha Vem Brincar Comigo, com ilhas de recreação que envolvem atividades aquáticas, práticas esportivas, arvorismo, ações educativas e oferta de lanche.
“A maior intenção da campanha Vem Brincar Comigo é chegar às crianças que não têm condições. As crianças que participam dessas atividades ainda não tiveram a oportunidade de viver esse cenário como algo possível no final de semana, por exemplo. Elas vêm com os amigos de suas instituições e aqui criam memórias. Uma memória que, na fase adulta, se transforma em perspectiva e capacidade cognitiva e emocional”, explicou a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha.
Segundo o diretor de Sustentabilidade do Na Praia, Kallel Koop, o projeto surgiu para democratizar o acesso ao Na Praia, um dos grandes eventos culturais do Distrito Federal. “O Na Praia tem uma preocupação genuína e legítima em deixar um legado duradouro e concreto, devolvendo um pouco para a sociedade de Brasília tudo o que recebemos. Nessa lógica, já recebemos mais de 12 mil crianças nos últimos anos”, comentou. “Preparamos um conteúdo com muito carinho e atenção para que eles possam aproveitar com qualidade e levar uma lembrança positiva. Com isso, acreditamos que conseguimos incentivar boas práticas em projetos comerciais”, completou Koop.
Cerca de 70 crianças do Centro Assistencial Maria Carmen Colera (CAC) de Ceilândia, que oferece contraturno a estudantes da rede pública, participaram da ação desta quinta-feira. De acordo com a diretora do CAC, Patrícia Cardoso, a experiência é única. “Eles não têm oportunidade de participar de algo assim todos os dias. Eles saíram de Ceilândia para vir para cá na maior felicidade. Para a gente é muito gratificante ver a alegria deles, porque muitos são menos favorecidos. Então é uma oportunidade única na vida deles, que eles vão guardar na memória para sempre”, afirmou.
Para Ana Heloisa Firmino, 9 anos, o passeio foi ainda mais especial, porque ocorreu no dia seguinte ao seu aniversário. “Está sendo muito legal, um dia muito marcante para mim, porque eu nunca tinha vindo para cá e sei que vou lembrar desse dia sempre”, comentou. Entre as atividades, ela disse que as suas preferidas foram a brincadeira com obstáculos e a piscina.
A pequena Eloá Cristina Moreira, 7 anos, contou que não vê a hora de poder voltar ao evento. “Gostei de tudo, de todas as brincadeiras. Quero vir mais vezes”, definiu.
Arrecadação de brinquedos
Em sua quinta edição, a campanha Vem Brincar Comigo arrecada brinquedos para serem doados a crianças em situação de vulnerabilidade social, com o apoio da população e da sociedade civil, para serem distribuídos em eventos com apoio do GDF. A iniciativa faz parte do calendário oficial do DF.
A campanha teve início em 20 de agosto e se estende até 10 de outubro. Os brinquedos poderão ser levados até os pontos de coleta estrategicamente distribuídos em diversos órgãos do GDF e nos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O objetivo é facilitar o acesso e a participação. Nas quatro últimas edições, foram arrecadados e distribuídos 95 mil brinquedos.
“A nossa expectativa para este ano é superar o recorde. Estamos aumentando nossa interação com parceiros e a forma de divulgação, para conseguir arrecadar cada vez mais brinquedos. A minha ideia é que a população encare as campanhas como uma participação social e faça disso um hábito constante, e que essas práticas mudem e transformem realidades”, defendeu a primeira-dama Mayara Noronha Rocha.
Também é possível entregar as doações em cinco pontos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU): Museu da Limpeza Urbana (Venâncio Shopping), sede do SLU (Venâncio Shopping), Distrito de Limpeza Sul (L4 Sul, ao lado da Unieuro), Distrito de Limpeza de Taguatinga (Área Especial nº 9, Setor QNG 47) e sede da empresa Suma Brasil (SMPW Conjunto 2 lotes 4, 5, 11 e 12 – Núcleo Bandeirante), prestadora de serviços ao SLU.
Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado de uso. No caso de itens usados, é importante higienizá-los com álcool 70% e colocá-los em sacos transparentes para identificação. Os brinquedos novos podem ser doados em suas caixas originais. Serão beneficiadas crianças que integram instituições do DF ou fazem parte das famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na campanha.
*Com informações da Agência Brasília