Menu
Brasília

Jovens de Brasília e Recife são finalistas em competição de tecnologia

Cinco jovens de Brasília e Recife criaram o Nutrie, um aplicativo com o objetivo de disseminar conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis para prevenir e amenizar a obesidade infantil no Brasil

Redação Jornal de Brasília

05/08/2021 10h59

Foto: Reprodução

Cinco jovens de Brasília e Recife criaram o Nutrie, um aplicativo com o objetivo de disseminar conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis para prevenir e amenizar a obesidade infantil no Brasil. Com a plataforma, Marina Levay, do Colégio Sigma; Giovanna Kanitz, Ana Gabriela Teodoro, Ana Luiza Tristão, do Leonardo da Vinci; e Marília Luz dos Santos, do Colégio de Aplicação da UFPE, são finalistas, na categoria sênior, do Technovation Girls, competição mundial que desafia meninas a desenvolverem apps que resolvam problemas em suas comunidades.

Marina Levay, de 17 anos, uma das programadoras da equipe, conta que a ideia para o Nutrie surgiu após elas pesquisarem um documento da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (ECLAC), que aponta que Objetivo 2.2 da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, como um dos que regrediram diante da pandemia de Covid-19 na América Latina. “Nós reconhecemos a relevância do tema e o potencial dele para elaborar uma ferramenta gamificada que fosse bem interativa para crianças”, afirma.

O Nutrie possui três funcionalidades: um rastreador de hábitos alimentares; quizzes sobre alimentação saudável; e um sistema de recompensas com personagens originais que representam os alimentos da pirâmide alimentar. “Conforme a criança vai usando o aplicativo, ela vai ganhando pontos e desbloqueando os personagens e cada um deles possui um card com as informações nutricionais. E mesmo que ela deixe de completar algum hábito ou erre alguma pergunta, ela não perde os pontos”, conta Marina. “É uma forma de criar um ambiente de aprendizagem lúdico sem ter uma penalização. Nós queremos que elas se alimentem bem, de forma divertida e autônoma”. O Nutrie ainda não está disponível nas plataformas digitais, mas a equipe já possui planos para seguir com o projeto após o Ensino Médio.

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2021, as meninas do Nutrie serão uma das duas equipes brasileiras finalistas que irão participar do World Summit Event, evento que irá apresentar os projetos finalistas e as grandes vencedoras em cada categoria do Technovation Girls. O campeonato mundial está em sua 12ª edição e incentiva garotas de 10 a 18 anos de todo o mundo a criar, desenvolver e lançar um aplicativo de celular. As jovens, com o suporte de até dois mentores, trabalham por 12 semanas e elaboram um plano de negócios e o app. Além de toda a programação do evento, nos dias 12 e 13 cada participante inscrito terá a chance de votar pelo seu projeto favorito na competição, e aquele com o maior número de votos vencerá o People’s Choice Award. Em razão da pandemia, nesse ano, o evento final irá acontecer de forma 100% online. Para participar basta se inscrever no link https://hopin.com/events/world-summit.

A jovem aponta a importância de um concurso de tecnologia voltado exclusivamente para meninas. “É uma oportunidade de criar uma comunidade e incentivar que mais garotas conheçam a área”, afirma Marina. “É um momento em que nós temos a chance de nos conectarmos com outras mulheres que têm experiência nessa área que possui uma grande demanda para novos profissionais”. Assim como as outras jovens da equipe, Marina também está na 3ª série do Ensino Médio. A aluna do Colégio Sigma, conta que com a experiência adquirida na competição deseja cursar Ciência da Computação. “Me identifiquei muito com a área e gostaria de me aperfeiçoar ainda mais, continuando sempre aberta a novas possibilidades de integrar a arte, a ciência e a tecnologia”, finaliza.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado