Menu
Brasília

GDF entrega reforma da área externa da Concha Acústica

Espaço contou com construção de calçadas, ciclovias, obras de drenagem e novo paisagismo

Carolina Freitas

06/02/2024 11h39

Foto: Carolina Freitas/JBr

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), inaugurou, na manhã desta terça-feira (06), a reforma da área externa da Concha Acústica, intitulada Praça das Artes. A obra começou em abril de 2022, e contou com um investimento total de 8,2 milhões.

Inaugurada em 1969, a Concha foi projetada por Oscar Niemeyer com foco em sediar shows e eventos ao ar livre, e com o tempo, o local tornou-se um grande ponto turístico de Brasília. A reforma contou com melhorias na acessibilidade, com construção de 12.398 m² de calçadas, implementação de 3.969 m² de ciclovias, adequação de drenagem, instalação de bancos, lixeiras e paraciclos. Além disso, um novo paisagismo foi pensado, com o plantio de 8,3 mil mudas do Cerrado.

A obra foi entregue aos brasilienses pelas mãos do governador Ibaneis Rocha: “Esse é um dos lugares mais belos que temos na nossa cidade. Este local estava abandonado havia muitos anos, e nós fizemos aqui todo um trabalho de paisagismo e reconstrução de calçadas. Agora temos aqui mais um espaço para a população do Distrito Federal poder aproveitar”.

Foto: Carolina Freitas/JBr

O chefe do Executivo local também cobrou os secretários de Turismo e Cultura, Cristiano Araújo e Claudio Abrantes, para que a Concha receba logo grandes shows e eventos. “Agora fica a cargo do Cristiano e do Claudio trazer eventos para o local, juntamente com a Administração Regional, para que a gente possa valorizar cada vez mais essa área que é belíssima”, disse.

Aniversário de Brasília

O secretário de Cultura, Claudio Abrantes, exaltou a importância da Concha para Brasília: “A Concha é um símbolo de Brasília, um lugar extremamente dedicado à cultura e que reflete muito o espírito que Brasília tem, que é esse museu a céu aberto. Nós tínhamos feito, há pouco tempo, uma intervenção na parte interna da Concha para dar condição de uso para eventos, mas precisava dessa parte externa ser implementada, com calçadas, bancos e jardinagem”.

Claudio não deu muito “spoiler”, mas adiantou que o local contará com alguma programação especial para o aniversário da capital, em 21 de abril: “O aniversário de Brasília está chegando, não podemos adiantar muito, mas é natural que tenha algo para a população comemorar nesta data. A nossa meta junto com as Secretarias de Educação, Trabalho, Turismo e outras pastas é fazer com que a população frequente mais os nossos equipamentos públicos.”

Já o diretor de edificações da Novacap, Carlos Alberto, falou sobre a situação que se encontrava a Concha, e as melhorias da obra: “Nós construímos calçadas novas, recuperamos o pátio que estava muito degradado, e o mais importante fizemos um novo sistema de drenagem. O sistema de drenagem estava com muitos problemas e não atendia mais às necessidades do local”.

Combate à dengue

A vice-governadora, Celina Leão, presente também na entrega da obra da Concha Acústica, ao ser questionada, reforçou o compromisso do GDF no combate à dengue: “Todos os dias nós temos ações de combate à dengue. A questão epidemiológica é dinâmica, tem dias que uma cidade é apontada como a que tem o maior número de casos, mas isso muda rapidamente. Ontem [05], o Presidente da República [Lula da Silva] estava sentado com o presidente da OMS para falar sobre a dengue. Então dengue não é somente um problema do DF, é um problema do mundo”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado