Menu
Brasília

Faculdade Processus comemora reconhecimento de se tornar Centro Universitário

Jornal de Brasília

27/05/2022 12h00

Atualizada 30/05/2022 12h08

(Foto: Professor Jaci F. de Araújo entre sua esposa Maria José F. de Araújo e a sua filha, Claudine F. de Araújo – atual reitora do UniProcessus)

A Faculdade Processus vive um momento histórico. A qualidade de ensino da instituição comemora mais um novo reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC): seu credenciamento como centro Centro Universitário

Como centro universitário, o UniProcessus, consolida-se novamente como uma das instituições de ensino superior mais respeitadas da Capital Federal, além de conquistar mais autonomia educacional para criar e desenvolver recursos aos seus alunos. 

A conquista veio sob a gestão de Maria José Fernandes de Araújo, Claudine Fernandes de Araújo e Fernando Fernandes de Araújo, esposa e filhos do professor e fundador Jaci F. de Araújo, falecido em 2019. 

(Imagem: Novo logo UniProcessus – Centro Universitário)

O quão longe um sonho pode levar?

Fundado em 1991 como Instituto Processus pelo professor Jaci ao lado de sua esposa e seus filhos, ficou conhecido na época como “Curso do Professor Jaci”. Na ocasião deu aula apenas para três alunos, dentre os quais dois foram convidados às pressas para que a sala não ficasse vazia. Mas em poucos anos a instituição somava sete mil alunos matriculados. Naquela época, metade da magistratura e do Ministério Público tinha Instituto Processus em seu currículo.

Em 2018, o professor Jaci foi agraciado pela CLDF com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Reconhecimento recebido não só pelo Instituto e Faculdade Processus, mas também pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua vida como advogado, professor, empreendedor e, principalmente, como ponte entre o sonhar e o realizar de tantos brasilienses. 

(Foto: Professor Jaci F. de Araújo)

Neste mesmo ano passou por uma cirurgia cardíaca, porém precisou se manter internado devido a uma infecção hospitalar que adquiriu. Após 8 meses de luta, no dia 20 de agosto de 2019 infelizmente o professor Jaci não resistiu e faleceu. Sua obra se perpetua em cada aluno, em cada servidor público e em cada vitória alcançada. Seu lema, como ele mesmo costumava dizer “professores valorizados e alunos ouvidos” é carregado até hoje por toda a equipe do UniProcessus Centro Universitário.

Ensino

Com um olhar sempre visionário, em 1999 o instituto percebeu carências na formação acadêmica de bacharéis em Direito, que encontravam dificuldades para serem aprovados no exame da Ordem dos Advogados do do Brasil (OAB), e iniciou a oferta de curso preparatório com foco nesta aprovação. Aos poucos a instituição foi se tornando não só referência em preparação para aprovação em carreiras públicas, mas também capacitador dos melhores profissionais do mercado privado. Até que em 2006 o curso de Direito começou a funcionar na Faculdade Processus e recebeu diversos selos de qualidades, além de nota máxima na avaliação do MEC.

A instituição, consolidada no Distrito Federal quando o assunto é aprovação nos exames da OAB, também é referenciada por cursos preparatórios para concursos públicos e exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Além do ensino voltado para carreiras públicas, possui uma extensa rede de graduações e nunca deixou de lado as necessidades do mercado privado.

Além dos tradicionais cursos (Direito, Administração Pública, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Secretariado (jurídico) e Serviços Jurídicos e Cartoriais) o centro universitário conta com novas graduações disponíveis de forma presencial e remota (EAD): Administração, Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação. E também cursos com ênfase em gestão e tecnologia, áreas em ascensão no mercado de trabalho e que cada vez mais carecem de profissionais capacitados.

Alicerçado na experiência de ter acompanhado centenas de milhares de alunos aprovados em carreiras públicas, o objetivo do UniProcessus é facilitar o caminho entre sonhar e realizar a tão desejada carreira de sucesso através de um ensino de qualidade. Seja na área pública ou privada. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado