Menu
Brasília

Ibaneis fala em rigidez na fiscalização do comércio e reforço em linhas de ônibus

Comércio foi autorizado a retomar as atividades nesta segunda-feira (29), com horários limitados

Willian Matos

29/03/2021 11h55

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O governador Ibaneis Rocha falou sobre a retomada do comércio no Distrito Federal nesta segunda-feira (29). Diversos setores estão reabrindo após flexibilização do governo local.

Ibaneis ressaltou que os estabelecimentos terão horários específicos de funcionamento (ver lista abaixo). “Reforço que a fiscalização seguirá rígida, os estabelecimentos devem respeitar os horários determinados e as normas de segurança sanitária”, afirmou o governador.

A reabertura, segundo Ibaneis, ocorreu porque houve queda da taxa de transmissão por covid-19, “além da aquisição de centenas de novos leitos, nomeação de mais profissionais, construção acelerada de três Hospitais de Campanha que serão entregues em abril, entre outras medidas”. Atualmente, 367 pessoas esperam por um leito de UTI na capital. O número passou de 400 durante toda a semana passada.

Ressalta-se que ainda vigora na capital o toque de recolher. Portanto, é proibida a circulação de pessoas nas ruas das 22h às 5h, exceto profissionais de serviços essenciais. Também há exceção para quem for visto na rua no horário proibido, mas comprovar que está voltando para casa após jornada de trabalho ou estudo.

O governador declarou também que as linhas de ônibus mais usadas serão reforçadas. “Com essa medida e o horário de funcionamento limitado, esperamos conseguir diluir o pico de utilização do transporte público.”

Até segunda ordem, os comércios terão os seguintes horários de funcionamento:

  • Comércio de rua: das 11h às 20h
  • Shopping e centros comerciais: das 13h às 21h
  • Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos: das 10h às 19h
  • Academias: das 6h às 21h
  • Bares e restaurantes: das 11h às 19h

Instituições de ensino particulares, cinema e teatro, eventos drive-in, clubes recreativos e competições esportivas e agências de viagens e afins também estão permitidos a reabrir/retomar atividades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado