Menu
Brasília

Ibaneis apresenta novos servidores para a UPA de Ceilândia

“Fizemos uma pesquisa de campo e vimos que o DF precisava de mais sete UPAs”, disse Ibaneis Rocha

Guilherme Gomes

01/09/2021 11h22

Foto: reprodução

Na manhã desta quarta-feira (1º), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da solenidade de apresentação de colaboradores para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA II), de Ceilândia. As contratações se deram através de processo seletivo. “Tivemos um ano e meio de uma pandemia que tornou mais difícil ainda cuidar da saúde da população […] Fizemos uma pesquisa de campo e vimos que o DF precisava de mais sete UPAs”, destacou mandatário.

“Vocês são os primeiros servidores que foram contratados, a previsão é de 1500 servidores que irão entregar as sete novas UPAs”, disse Ibaneis sobre as próximas contratações.

Os candidatos foram selecionados mediante processo seletivo que foi iniciado em abril de 2021 e outros estavam em cadastro de reserva de processos realizados em 2020. Eles passaram por diversas etapas como análise curricular, entrevista e prova prática. Agora, serão treinados pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) em parceria com outros setores do IGESDF, como a Superintendência Pré-Hospitalar. A capacitação será EAD e presencial até o dia 15 de setembro, período em que eles serão distribuídos entre as seis UPAs do DF (Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho) para aprender como é o funcionamento do serviço

Em seu discurso, Ibaneis Rocha citou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que disse que a saúde começa com a família, nas unidades básicas, com o objetivo de mitigar os efeitos nos grandes hospitais. “Saúde começa de baixo”, disse o governador.

Novas UPAs

Todas são de Porte I, Opção 3, com área de 1.200 m². As unidades terão área para classificação de risco e primeiro atendimento, consultórios e salas de urgência, de observação e de isolamento. Também haverá uma área destinada a nove poltronas de medicação, reidratação e inalação.

Cada unidade atenderá urgência e emergência, contando com 2 leitos de atendimento crítico emergencial, 6 leitos de observação, 1 leito de isolamento, 10 poltronas de medicação/inalação e 3 consultórios. Além de oferecer exames laboratoriais de urgência e raio-x.

A capacidade de atendimento é de 4.500 pessoas por mês, totalizando aproximadamente 31.500 pessoas nas sete unidades, que somam 42 leitos de observação, 14 de emergência e 7 isolamentos.

O custo estimado das sete novas UPAs, incluindo equipamentos, é de pouco mais de R$ 46 milhões, que devem ser repassados pela Secretaria de Saúde.

GDF entrega UBS no Riacho Fundo

Mais cedo, o governador participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde Nº 5 do Riacho Fundo II. “Tive há uns dias atrás aqui nessa obra. É de altíssimo nível […] há muito tempo não se via tantos investimentos na Saúde”, disse o mandatário.

“O obra diz respeito a saúde da comunidade. Unica Básica de Saúde é o básico. São sete equipes aqui para atender a populaçao com o objetivo de evitar que essas pessoas possam ir as filas nos hospitais convencionais”, relembrou Ibaneis Rocha

No Distrito Federal estas unidades de saúde são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. O Objetivo é que estes postos possam atender cerca de 80% da população segundo o ministério da Saúde.

No Riacho Fundo, a UBS vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h. Na unidade de saúde, a população poderá realizar consultas ambulatoriais, assistências de emergências, prevenir doenças e se vacinar contra a Covid-19.

Nomeação de médicos e enfermeiros

Na terça-feira, Ibaneis anunciou que a capital está retomando as contratações de servidores. “Desta vez, são mais 53 médicos e enfermeiros e 62 especialistas em saúde pública. São profissionais que vão contribuir com seu trabalho na linha de frente de nossas clínicas e hospitais, não apenas no combate à covid-19, mas no atendimento e em cirurgias”, escreveu o mandatário no Twitter.

Ibaneis Rocha afirmou ainda que sua gestão já nomeou mais de 6.500 servidores e a previsão é de mais nomeações até o final deste ano.

“Reconheço e agradeço o esforço da Secretaria de Economia pelo trabalho feito para adequar as contas e possibilitar essas contratações. É uma demonstração de competência neste momento tão difícil da vida em nosso país e que vai se refletir na melhoria do atendimento dos cidadãos”, escreveu Ibaneis Rocha em cumprimento ao secretário de Economia, André Clemente

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado