Menu
Brasília

Hran é selecionado para projeto nacional de aperfeiçoamento de performance dos hospitais

Lean nas emergências utiliza ferramentas de gestão para beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

Redação Jornal de Brasília

09/08/2023 8h54

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está entre as 43 unidades selecionadas no país para o oitavo ciclo do projeto Lean nas Emergências. A iniciativa – que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) – busca otimizar fluxos de atendimento e contribuir para a qualidade e para uma gestão eficaz. A seleção dos hospitais ocorre por meio de diversos critérios, como número de leitos, portas abertas para atender pacientes do SUS, perfil de atendimento, área de abrangência e importância na rede.

Na primeira etapa do projeto, gerentes e diretores dos locais selecionados participaram da formação teórica do Grupo de Alta Performance (GAP) em emergência. “Foi excelente. Tanto para conhecer realidades semelhantes à nossa quanto para termos certeza de que é possível melhorar. Esse projeto reforça o entendimento da gestão do Hran de que é necessária uma mudança de cultura institucional para alcançar melhores resultados no atendimento aos pacientes”, avalia a diretora do hospital, Mariana Alcazas.

A unidade já recebeu dois consultores da A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos hospitais de excelência que participam do projeto, para diagnóstico detalhado do funcionamento da emergência, giro de leitos e fluxo do pronto-socorro. Participaram do processo a especialista de Processos Suzan Oliveira e o médico consultor Vinícius Menezes. Em paralelo, servidores de áreas estratégicas do hospital passaram por capacitação, envolvendo conceitos básicos e ferramentas práticas para aprimorar processos com base em tempo e valor.

“A iniciativa mostra que é possível ter uma melhora contínua e entrega de valor no cuidado do paciente do SUS”, avalia a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hran, Janine Montefusco. Para ela, a seleção é uma oportunidade de lidar com desafios, como a capacidade de atendimento da emergência, e de assegurar mais qualidade e assistência a pacientes do Distrito Federal.

Concluído o diagnóstico, é iniciada a fase de implementação das melhorias. Com duração média de seis meses, nesta etapa, uma dupla de consultores visita o hospital selecionado para capacitar as equipes, identificar oportunidades e apoiar as mudanças, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean, que adota processos mais enxutos para diminuir desperdícios sem prejudicar a qualidade.

Autonomia profissional

“Esperamos reforçar a visão da equipe de que cada integrante é responsável ativo do plano terapêutico de cada paciente. A ideia é melhorar a comunicação da equipe multidisciplinar”, relata a supervisora do pronto-socorro da clínica médica do Hran, Aline Leão, sobre a expectativa com o projeto.

As atividades são desenvolvidas com o objetivo de promover a autonomia dos profissionais de saúde, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, com a filosofia de chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto. O projeto Lean nas emergências pode ser resumido, de acordo com a iniciativa, em salvar vidas, restaurar a saúde e criar esperança.

Sobre o Proadi-SUS

O Proadi foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada. Atualmente, reúne hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão. Cerca de 750 projetos foram executados de 2009 a 2022 com a transferência de expertise dos hospitais de excelência em temáticas de saúde.

Para a iniciativa Lean nas emergências, uma equipe integrada faz a pré-seleção dos hospitais conforme distribuição das unidades da Federação e a adequação às necessidades enquanto rede. A comissão é formada por representantes do Ministério da Saúde, do Proadi-SUS, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e por consultores do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (Iness).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado